Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA. A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 394.66 kB
Downloads: 1018

MIRANDA, Lyana Thédiga; BRUGGEMANN, Angelo; PIRES, Giovani De Lorenzi. A Mídia e a Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira pós-Dunga. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/INTERCOM, 35, Anais... Fortaleza, CE, 3-7/9/2012.

Resumo

A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, marcada pelas hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, implicou a criação de um projeto de reconstrução da identidade visando à Copa de 2014 no Brasil, projeto esse que contou com a participação da própria mídia brasileira, ora como incentivadora, ora como crítica. Este texto retrata, em três atos midiáticos, esse processo de renovação da imagem da seleção: a primeira convocação de Mano Menezes; a Copa América e o Mundial sub20; os amistosos da seleção em 2011.

Palavras-chave: Identidade; seleção brasileira; mídia; pós-Dunga.

CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 174.92 kB
Downloads: 1055

MENDES, D. S. et al. Características do debate público a respeito do esporte na campanha #FORARICARDOTEIXIERA no Twitter. In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012. 

RESUMO

Em 2011 se iniciou no Twitter uma campanha que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa que investigou como são os debates públicos sobre fatos esportivos no Twitter. Para tal, analisamos 725 postagens e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

A CBF PELA LENTE DA FOLHA DE S. PAULO A CBF PELA LENTE DA FOLHA DE S. PAULO

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 138.75 kB
Downloads: 1057

RIBEIRO, Sergio Dorenski Dantas; LEIRO, Augusto César Rios; JESUS, Alex Menezes de. A CBF pela lente da Folha de S. Paulo: fim de jogo para Ricardo Teixeira e implicações político-esportivas. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, 6, Anais... . São Cristóvão/SE, 20 a 22/setembro/2012. Disponível em http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_08/PDF/17.pdf

RESUMO

A pesquisa em tela recorta 100 dias de mídia impressa pela lente do Caderno de Esporte do jornal Folha de São Paulo sobre a queda do dirigente da CBF, Ricardo Teixeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e do tipo descritivo, que buscou captar em 100 edições do jornal, ao longo do primeiro semestre de 2012, as principais matérias jornalísticas sobre o tema. O estudo discute o relevo da mídia nas questões político-esportivas e esboça um exercício do binômio educação/mídia no campo acadêmico.

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 318.15 kB
Downloads: 1119

CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A tríade cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange a tríade cultura, ciência e mercado tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo o materialize no seu corpo – subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e para subsidiá-lo existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender as necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob este aspecto o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência, mercado responsável pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 292.72 kB
Downloads: 1146

QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. A formação de professores de Educação Física na EAD: a inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1487 - 1506. CD-ROM.

RESUMO

Diversas são as polêmicas existentes com relação à educação a distância (EAD) e a incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos processos educacionais, entre estes destacamos a formação de professores. Recentemente observamos o conteúdo do documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) elaborado no ano de 2010, deliberando que os cursos de formação inicial de professores não ocorra na modalidade a distância por conta do entendimento de que os cursos de formação de professores a distância não contemplam aspectos estruturais e são soluções emergenciais na demanda de aumentar o número de professores nas escolas brasileiras.