Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 486.69 kB
Downloads: 1933

CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fábio. A tríada cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

O termo “cultura” é um conceito dos mais importantes e mais utilizados por todas as ciências que abrangem o campo das ciências sociais e humanas tais como a antropologia, a sociologia e a filosofia. O conceito de cultura possui diversas definições em diferentes momentos históricos e devido a isso pode ter um sentido mais restrito ou mais abrangente.

BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 534.71 kB
Downloads: 2938

NUNES, Rhuan José dos Santos; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra de. Blog na escola – usos e possibilidades com a Educação Física: um relato de experiência. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Este artigo apresentasse não só como um relato de experiência, mas também como uma reflexão a partir da oficina Blog na escola: usos e possibilidades com a Educação Física, ministrada para estudantes de ensino fundamental (9° ano) e médio (1° ano) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e do Colégio Atheneu Sergipense. Em meio a esse relato tencionou-se entender o Blog, o que é, como e onde criar, e os usos do Blog nas aulas de Educação Física partindo de uma perspectiva crítica e a contribuição que esse meio tem a ofertar, tendo em mente que o Blog é um importante instrumento de comunicação e interação.

 O CORPO FEMININO E O ENVENENAMENTO CULTURAL O CORPO FEMININO E O ENVENENAMENTO CULTURAL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 434.63 kB
Downloads: 2665

SANTOS, Tiago de Brito Ferreira; ZOBOLI, Fábio. O corpo feminino e o envenenamento cultural: as obsessões na busca do padrão de beleza feminino como foco de análise. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

 RESUMO

O corpo analisado sob o viés do masculino e do feminino transcende a sua dimensão biológica. A simples observação dos órgãos externos no ultrassom de uma gestante já vai apontar a identidade sexual – enquanto corpo biológico – da criança analisada. No entanto, sabe-se que para se tornar homem ou mulher não basta possuir as genitálias de um ou de outro e as demais característica biológicas desse corpo físico, para se tornar homem ou mulher faz-se necessário também se apropriar de padrões/significados/comportamentos considerados adequados ao masculino e ao feminino.

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 439.66 kB
Downloads: 2205

ARAGÃO, Paula. Breve descrição sobre espaço de lazer e modos de fazer a partir de observação flutuante. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

A interação entre disciplinas e cursos distintos no âmbito acadêmico aparece como um diferencial no contorno da formação dos profissionais que se aventuram por veredas um tanto distantes da sua linha cotidiana de pesquisa. Em torno dessa discussão trago aqui um diálogo entre figuras de estudos antropológicos, uma aproximação entre esta e a área da Educação Física para dialogar sobre o espaço/lugar de lazer e as maneiras como as pessoas inventam o seu cotidiano. Neste caso, serão utilizadas informações referentes ao Complexo de Lazer Orla de Atalaia na cidade Aracaju- SE, mas precisamente do Complexo de Esportes Radicais – uma dos equipamentos com compõe o Complexo da Orla-, no qual encontramos o Skatepark Cara de Sapo.

DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 455.71 kB
Downloads: 3526

JESUS, Janaína Rodrigues de; ARAGÃO, Paula. Diálogos para a constituição da sociologia do esporte. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho trata-se de uma breve revisão bibliográfica daqueles que contribuíram com a consolidação dos estudos em Sociologia do Esporte no Brasil, apontando alguns fatores preponderantes para o desenvolvimento dessa área bem com suas áreas temáticas tendo como base principal a obra de Valter Bracht, Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução, voltada para uma discussão com a área da Educação Física. Considerando o esporte como um dos fenômenos mais expressivos do século passado sendo que, “o esporte carrega na sua essência a emoção, como um dos componentes integrantes desses fenômenos modernos.” (SERVULO, 2012). Para uma abordagem consideramos as contribuições e criticas referentes á teorias modernas e contemporâneas tais como: a frankfurtiana, coisificação (alienação) e repressão e manipulação e suas considerações; do marxismo ortodoxo utilizamos a tese da reprodução da força de trabalho “o esporte nesta perspectiva de analise é considerado na verdade, como um dos componentes do tempo livre ou do lazer, abrangendo a problemática mais ampla da relação trabalho lazer” (BRACHT, 2005, p. 57) entre outros.