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A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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SILVA, Angélica Caetano da; PIRES, Giovani de Lorenzi. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONSTANTE DESAFIO EM QUESTÃO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1521 - 1532. CD-ROM.

RESUMO

Um dos problemas que não só a Educação Física vem encontrado, mas essa de modo especial, desde sua construção até os dias atuais é a relação teoria e prática no âmbito de seu desenvolvimento escolar. Muito se publicou sobre tal assunto, ressaltando o quanto este componente curricular fixou-se aparentemente como uma prática ou atividade na escola.

AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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GARCIA, Luciana Carolline Pina. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 122 - 123. CD-ROM.

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando espaço no campo da Educação Física (EF) uma vez que estas são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento, diante disso, qual será o papel do professor no processo de construção das identidades, conflitos e relações de gênero?

EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR.

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CRUZ JUNIOR, Gilson; CAPARROZ, Francisco Eduardo. EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR: NOTAS SOBRE OS (DES)ENCONTROS ENTRE O JOVEM E A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1042 - 1064. CD-ROM.

RESUMO

No âmbito acadêmico, já é consenso apreender o imperativo da formação profissional do professor como uma demanda que não se restringe unicamente aos espaços universitários. Sabe-se que a responsabilidade de conduzir esse processo recai sobre as instâncias de exercício da docência. É nelas que, de acordo com os desafios trazidos amiúde pelo contexto de intervenção, o professor se depara com a necessidade de fundar novos conhecimentos significativos, na intenção de reinventar os saberes e fazeres de sua ação pedagógica.

EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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FIAMONCINI, Luciana. Educação para a sensibilidade na Educação Física Escolar.In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDEC, 2012. v. 1, p. 124 - 125. CD-ROM.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o esporte escolar, como possibilidade de educação para sensibilidade. Inicialmente sensibilidade diz respeito ao refinamento dos nossos sentidos, sendo que estes estão “frente a frente” com os estímulos do mundo (sabores, cores, texturas...), sendo que tudo o que nos chega via órgãos dos sentidos trás consigo uma impressão, ou um significado. Este modo de conhecer precisa ser valorizado, sendo que, a pessoa por meio dos sentidos, pela sua subjetividade passa a conhecer/reconhecer o mundo, os objetos, a natureza, as pessoas e nós mesmos.

FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

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HACK, Cássia. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 210 - 211. CD-ROM.

RESUMO

Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES.