Textos completos publicados em anais de eventos

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 LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
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OLIVEIRA, Russel Petresson B.; SILVA, Brianna Costa Macedo; SANTOS, Leonardo dos. Livro didático, organização curricular e Educação Física escolar: notas preliminares. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Neste artigo buscamos refletir sobre algumas temáticas acerca do Livro Didático e a Educação Física escolar. Inicialmente foi feita uma abordagem geral sobre materiais e livro didático, definindo-os e exemplificando cada um deles, assim como as tensões que envolvem o livro didático. Posteriormente discutiu-se acerca da não organização dos conteúdos da disciplina e as dificuldades que existem para criação de um Livro Didático para a Educação Física. Por fim trazemos alguns apontamentos, baseado nos autores, sobre o nosso olhar em relação ao Livro Didático e a Educação Física. Palavras-chave: Livro Didático; Conteúdo, Educação Física;

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos; ZOBOLI, Fabio. Megaeventos na mídia sergipana: professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012 – um estudo de recepção. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo, ainda projeto de pesquisa, propõe-se investigar como os professores de Educação Física das redes pública e/ou privada de Sergipe estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investigar a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva - em que busca analisar a cobertura midiática no estado de Sergipe, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos citados acima. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. Pretende-se iniciar a investigação a partir de abril/2012, culminando com a abertura do evento, em julho do mesmo ano. Para isso, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão procedidas com a análise de conteúdo.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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BARROS, Jofre Vinícius Santana. Educação Física e saúde coletiva: relato de uma experiência no XIX Jecca-Codap. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O trabalho foi um relato de vivência, assim como de exposição dos resultados obtidos através de questionário aplicado durante a execução de um minicurso no XIX JECCCA-Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe acerca da relação entre saúde e atividade física/exercícios físicos tendo como título Saúde Coletiva e Educação Física: ampliando o olhar sobre aos exercícios físicos. Sendo que a partir da apresentação dos resultados da pesquisa suscitaremos discussão sobre este tema tão amplo ao qual é dedicada enorme importância na área da Educação Física em especial na Educação Física Escolar. A intenção do minicurso foi buscar a ampliação do entendimento dos participantes através da exposição e discussão dos conceitos de saúde já formulados, a relação entre saúde e mídia presentes no dia a dia dos alunos, a mercadorização do “produto” saúde e a possibilidade de proposição de um novo referencial baseado na Saúde Coletiva para a Educação Física Escolar.

 

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: problematizando o contexto de Itabaiana/SE. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo se trata de uma pesquisa que ainda está em andamento. É desenvolvida com o auxílio da bolsa oferecida pelo Programa Especial de Inclusão e Iniciação Científica (PIIC)3. Objetivo geral volta-se a analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física no âmbito escolar de Itabaiana-SE. Mas, é bom ressaltar que nesse primeiro momento da investigação não iremos a campo, desse modo, o nosso objetivo geral preocupa-se em analisar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura da área, através de um diálogo com os artigos e livros que materializam esse debate. Assim, esta pesquisa constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, pois de acordo com Severino (2007), nos debruçamos sobre livros e artigos limitados estritamente ao assunto. E sob as características de uma pesquisa de uma pesquisa qualitativa porque não se preocupa em quantificar nem enumerar as obras e os artigos selecionados e sim, em uma análise sobre eles, concordando com Minayo (2010).

SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Adicionado em: 09/05/2012
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BARROS, Jofre Vinícius Santana. Saúde coletiva na Educação Física escolar: ampliando as possibilidades de tratar a saúde dentro da escola. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O presente trabalho é parte constituinte da monografia em andamento no curso de Educação Física Licenciatura, sendo composto por uma pesquisa bibliográfica calcada em ampliar as possibilidades de abordagem do conteúdo saúde na Educação Física Escolar. Tendo como início o resgate histórico da parceria entre Educação Física e o conteúdo saúde, destacando como esse sempre esteve presente nas aulas e nas práticas desenvolvidas pela disciplina, contudo o enfoque da abordagem será o da Saúde Coletiva que entre outros pontos defende principalmente o envolvimento das ciências humanas considerando assim a análise de uma variedade de fatores que interferem na saúde dos indivíduos e da população em geral, bem como a intenção de explorar na escola o papel do professor enquanto profissional que lida com a saúde e ainda igualmente sua participação na formação de um comportamento crítico sobre um tema que aparece atrelado a tantos outros na disciplina. Palavras Chave: Saúde Coletiva, Educação Física Escolar, Possibilidades