Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Ascendente ]

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 255.49 kB
Downloads: 19846

SILVA, Angélica Caetano da; PIRES, Giovani de Lorenzi. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONSTANTE DESAFIO EM QUESTÃO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1521 - 1532. CD-ROM.

RESUMO

Um dos problemas que não só a Educação Física vem encontrado, mas essa de modo especial, desde sua construção até os dias atuais é a relação teoria e prática no âmbito de seu desenvolvimento escolar. Muito se publicou sobre tal assunto, ressaltando o quanto este componente curricular fixou-se aparentemente como uma prática ou atividade na escola.

SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 452.18 kB
Downloads: 8554

BARROS, Jofre Vinícius Santana. Saúde coletiva na Educação Física escolar: ampliando as possibilidades de tratar a saúde dentro da escola. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O presente trabalho é parte constituinte da monografia em andamento no curso de Educação Física Licenciatura, sendo composto por uma pesquisa bibliográfica calcada em ampliar as possibilidades de abordagem do conteúdo saúde na Educação Física Escolar. Tendo como início o resgate histórico da parceria entre Educação Física e o conteúdo saúde, destacando como esse sempre esteve presente nas aulas e nas práticas desenvolvidas pela disciplina, contudo o enfoque da abordagem será o da Saúde Coletiva que entre outros pontos defende principalmente o envolvimento das ciências humanas considerando assim a análise de uma variedade de fatores que interferem na saúde dos indivíduos e da população em geral, bem como a intenção de explorar na escola o papel do professor enquanto profissional que lida com a saúde e ainda igualmente sua participação na formação de um comportamento crítico sobre um tema que aparece atrelado a tantos outros na disciplina. Palavras Chave: Saúde Coletiva, Educação Física Escolar, Possibilidades

MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA? MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 449.32 kB
Downloads: 7974

NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.

 LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 463.74 kB
Downloads: 7465

OLIVEIRA, Russel Petresson B.; SILVA, Brianna Costa Macedo; SANTOS, Leonardo dos. Livro didático, organização curricular e Educação Física escolar: notas preliminares. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Neste artigo buscamos refletir sobre algumas temáticas acerca do Livro Didático e a Educação Física escolar. Inicialmente foi feita uma abordagem geral sobre materiais e livro didático, definindo-os e exemplificando cada um deles, assim como as tensões que envolvem o livro didático. Posteriormente discutiu-se acerca da não organização dos conteúdos da disciplina e as dificuldades que existem para criação de um Livro Didático para a Educação Física. Por fim trazemos alguns apontamentos, baseado nos autores, sobre o nosso olhar em relação ao Livro Didático e a Educação Física. Palavras-chave: Livro Didático; Conteúdo, Educação Física;

A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 469.89 kB
Downloads: 5165

SILVA, Brianna Costa Macedo; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra. A influência da Revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Esse artigo vai abordar como a revista Capricho através das suas reportagens, pode persuadir as jovens a seguirem certos estereótipos de corpo, que vem sendo veiculados nas matérias da mesma. Abarcando temas que de certa forma vão abranger questões tais como: a mídia – principal meio de produção e transmissão dessas mensagens corporais de senso estético; o próprio corpo que pode ser visto como fonte inesgotável de símbolos e lócus de produção e expressão de sentido; as jovens em si como principal público alvo do meio midiático em questão e a trajetória da revista Capricho como principal produtora e divulgadora de assuntos correspondentes à estética e às jovens.