Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 485.73 kB
Downloads: 2264

SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson dos Santos. Relato de experiência: Jogos Olímpicos e a Pluralidade Esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física Escolar. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

Este é o relato de experiência de uma oficina que foi aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), em 2011 na UFS. A oficina buscou aproximar os participantes de uma visão mais crítica acerca do esporte e da década esportiva que vivemos no Brasil. O projeto teve como objetivo apresentar aos alunos o universo do fenômeno esportivo nos megaeventos, visualizando a possibilidade de uma pluralidade da prática na escola, contextualizando a década esportiva vivida no Brasil desde o Pan-americano Rio/2007 até os Jogos Olímpicos Rio/2016, problematizando assim, o discurso midiático esportivo com a prática dos esportes. Esta oficina apresentou-se como uma breve oportunidade do que pode ser feito para uma formação ampliada e crítica dos sujeitos no que diz respeito à cultura esportiva.

UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.4 MB
Downloads: 1587

BRÜGGEMANN, Angelo Luiz; PIRES, Giovani De Lorenzi. Uma nova imagem/identidade para a seleção brasileira de futebol: estudo a partir da mídia. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, com aproximação da Copa/2014 em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito. Então, o objetivo é analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O “corpus” da pesquisa se constitui por matérias veiculadas nos portais de notícias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital. A coleta dos dados inclui os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após as primeiras pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este campo tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado.

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 434.67 kB
Downloads: 1281

MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 318.15 kB
Downloads: 1255

CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A tríade cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange a tríade cultura, ciência e mercado tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo o materialize no seu corpo – subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e para subsidiá-lo existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender as necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob este aspecto o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência, mercado responsável pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 220.11 kB
Downloads: 1378

MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.