
Textos completos publicados em anais de eventos
Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.
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O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO
Adicionado em: | 09/05/2012 |
Date modified: | 09/05/2012 |
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SANTOS, Victor Relson; ZOBOLI, Fábio. O corpo deficiente no contexto histórico da Educação Física. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).
Na opinião de Le Prestre (2000, p. 67), "a política pública é, antes de tudo, o que o Estado no plano nacional, ou os Estados e atores internacionais, deles emanados, no plano internacional, fazem ou não fazem". No presente texto, se considera que Políticas Públicas em Educação é o conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada no objetivo da promoção e desenvolvimento da cultura educacional. A política educacional é prevista pela Constituição Federal e garante a educação a todos. A educação é dever do estado e direito do cidadão.
O CORPO OBESO: UM CORPO DEFICIENTE?
Adicionado em: | 09/05/2012 |
Date modified: | 27/11/2012 |
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MATOS, Keyte dos Santos; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. O corpo obeso: um corpo deficiente? Considerações a partir da mídia. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).
RESUMO
Este texto não tem a pretensão de classificar ou enquadrar a obesidade nos mesmos moldes da deficiência, porém, a partir do corpo obeso queremos estabelecer um diálogo tensivo com a construção social da diferença e dos estigmas mediados a partir dela. Com o foco no estigma gerado a partir do corpo obeso4 traremos ao palco algumas reflexões que se fundam sob o mesmo imaginário cultural que sustentam as tramas da (in)exclusão. Nesse contexto, discutiremos o estigma sofrido pelo obeso dentro de uma cultura que cada vez mais valoriza os “sarados e malhados”, na qual, a gordura virou vilã e o obeso a vítima de discriminação por não se enquadrar dentro dos padrões de beleza fabricados pelo contexto cultural. O corpo obeso é entendido como algo doente, impossibilitado, limitado e indesejado, ou seja, ele é percebido como deficiente no sentido de não ser eficiente o suficiente para ser enquadrado nos padrões de normalidade, bem como no que se referem à esfera do mundo produtivo. É a partir deste momento que podemos compreender a inserção do obeso no processo de (in)exclusão, tendo em vista uma sociedade que promove os ditos belos e esbeltos e rebaixa os feios e gordos.
A AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES
Adicionado em: | 09/05/2012 |
Date modified: | 27/11/2012 |
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GARCIA, Luciana Carolline Pina. A ação do professor na construção das identidades de gênero na Educação Física escolar. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).
RESUMO
As questões de gênero vêm ganhando acessibilidade no campo da educação física uma vez que estas questões são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas entre ambos os sexos. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento.
A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO
Adicionado em: | 09/05/2012 |
Date modified: | 27/11/2012 |
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SILVA, Brianna Costa Macedo; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra. A influência da Revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).
RESUMO
Esse artigo vai abordar como a revista Capricho através das suas reportagens, pode persuadir as jovens a seguirem certos estereótipos de corpo, que vem sendo veiculados nas matérias da mesma. Abarcando temas que de certa forma vão abranger questões tais como: a mídia – principal meio de produção e transmissão dessas mensagens corporais de senso estético; o próprio corpo que pode ser visto como fonte inesgotável de símbolos e lócus de produção e expressão de sentido; as jovens em si como principal público alvo do meio midiático em questão e a trajetória da revista Capricho como principal produtora e divulgadora de assuntos correspondentes à estética e às jovens.
MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?
Adicionado em: | 09/05/2012 |
Date modified: | 27/11/2012 |
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NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).
RESUMO
Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.