Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.47 MB
Downloads: 1538

ARAGÃO, Paula. Lazer sobre rodas no cartão postal: as TICs e a socialização dos skatistas da Orla de Atalaia/SE. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 O cenário desse estudo é o equipamento de lazer “Cara de Sapo Skatepark”, parte do complexo público da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. Como espaço propício a práticas de lazer, proporciona também diversas formas de interação social entre pessoas de várias idades, principalmente crianças e jovens. Assim, investigar os processos de socialização e sua configuração no interior do movimento neotribalista - característico dos espaços urbanos –, representado pelos skatistas, constituiu o objetivo central dessa pesquisa em desenvolvimento, interessando reconhecer como os acontecimentos sociais são compreendidos por aqueles que ocupam rotineiramente o equipamento de lazer. Para a produção de dados foram utilizados procedimentos da observação participante, diário de campo, entrevistas em grupos e registros audiovisuais. Concluída a fase empírica, os dados estão sendo interpretados à luz de procedimentos sugeridos pela análise de conteúdo. Neste sentido, apresentamos aqui dados preliminares do estudo, fazendo um recorte para discutir a presença e a importância das TICs nas interações sociais constituídas entre os sujeitos da pesquisa.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 147.14 kB
Downloads: 1588

MORAIS, R. A. R.; MENDES, D. S. Educação Física e Mídia-Educação: Basquetebol e sistematização do conhecimento no Ensino Fundamental II.  In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012.

RESUMO

Este trabalho consiste em uma análise de uma intervenção pedagógica que busca aliar o ensino do Basquetebol – sua história e habilidades inerentes – à mídia-educação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado com duas classes (sétimos anos) em uma escola municipal de São João Del Rei -MG.O trabalho ainda não foi concluído e relata as atividades realizadas até o momento, primando por um processo de ensino-aprendizagem crítico, que conciliou atividades de mídia-educação (aspectos específicos da mídia impressa e audiovisual) com atividades voltadas para a Pedagogia do Esporte, como os mini-jogos, materiais adaptados e tarefas práticas.

1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO 1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.62 MB
Downloads: 1632

ZIEGLER, Aline et al. 1, 2, 3... Testando! Uma experiência de análise de enquadramento com telejornalismo esportivo. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

O esporte vem ganhando espaço no jornalismo brasileiro, em virtude da realização de megaeventos no país. Nesse sentido, é relevante observar como os diversos meios definem, conforme seus projetos editoriais, os enfoques dados às informações que veiculam. O presente trabalho se apresenta como um exercício preliminar de aplicação metodológica, a partir do conceito de enquadramento, a um pequeno fato veiculado na mídia, relacionado com a Copa do Mundo FIFA 2014, escolhido pela coincidência da sua divulgação em três emissoras de televisão de sinal aberto: Record News, Globo e Bandeirantes. O fato em destaque foi o andamento das obras do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, acompanhado entre os dias 14 e 21 de abril/2012. As matérias foram recolhidas, transcritas e analisadas conforme as categorias de seleção, exclusão e ênfase. Como considerações finais, é possível compreender que tal coincidência nas matérias teve o propósito de tranquilizar a população, especialmente a carioca, diante dos rumores, depois confirmados, da saída da construtora Delta do consórcio responsável pelas obras de reforma do Maracanã, dando garantias da conclusão das reformas (“modernização”) a tempo do estado do Rio de Janeiro receber a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo FIFA (2014), conforme previsto.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 255.99 kB
Downloads: 1646

GARCIA, Luciana Caroline Pina et al. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIA ESPORTIVA: CONTRIBUIÇÕES DO LABOMÍDIA-UFS1. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 640 - 650. CD-ROM.

RESUMO

Nos últimos anos e principalmente nas últimas duas décadas, temos visto que cresce e se consolida no meio acadêmico a convicção de que a sociedade contemporânea é, sobretudo, uma sociedade mediatizada, isto é, suas representações coletivamente compartilhadas são constituídas sob influência explícita e cada vez maior dos meios de comunicação de massa, ou mídia, como costumamos dizer.

FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 192.99 kB
Downloads: 1658

HACK, Cássia. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 210 - 211. CD-ROM.

RESUMO

Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES.