Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 193.08 kB
Downloads: 2160

FIAMONCINI, Luciana. Educação para a sensibilidade na Educação Física Escolar.In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDEC, 2012. v. 1, p. 124 - 125. CD-ROM.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o esporte escolar, como possibilidade de educação para sensibilidade. Inicialmente sensibilidade diz respeito ao refinamento dos nossos sentidos, sendo que estes estão “frente a frente” com os estímulos do mundo (sabores, cores, texturas...), sendo que tudo o que nos chega via órgãos dos sentidos trás consigo uma impressão, ou um significado. Este modo de conhecer precisa ser valorizado, sendo que, a pessoa por meio dos sentidos, pela sua subjetividade passa a conhecer/reconhecer o mundo, os objetos, a natureza, as pessoas e nós mesmos.

POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 248.35 kB
Downloads: 2201

SANTOS, Silvan Menezes Dos; MEZZAROBA, Cristiano. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE: UMA BUSCA DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 765 - 775. CD-ROM.

RESUMO

A Educação Física (EF) no Brasil é uma área de atuação que ainda vive um momento de reflexão acerca e definição quanto ao seu campo de atuação na sociedade e principalmente no âmbito escolar no que diz respeito ao trato pedagógico com os conteúdos delimitados à área, assim como: o esporte, a ginástica, a dança, os jogos, entre outros.

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 439.66 kB
Downloads: 2241

ARAGÃO, Paula. Breve descrição sobre espaço de lazer e modos de fazer a partir de observação flutuante. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

A interação entre disciplinas e cursos distintos no âmbito acadêmico aparece como um diferencial no contorno da formação dos profissionais que se aventuram por veredas um tanto distantes da sua linha cotidiana de pesquisa. Em torno dessa discussão trago aqui um diálogo entre figuras de estudos antropológicos, uma aproximação entre esta e a área da Educação Física para dialogar sobre o espaço/lugar de lazer e as maneiras como as pessoas inventam o seu cotidiano. Neste caso, serão utilizadas informações referentes ao Complexo de Lazer Orla de Atalaia na cidade Aracaju- SE, mas precisamente do Complexo de Esportes Radicais – uma dos equipamentos com compõe o Complexo da Orla-, no qual encontramos o Skatepark Cara de Sapo.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 485.73 kB
Downloads: 2243

SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson dos Santos. Relato de experiência: Jogos Olímpicos e a Pluralidade Esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física Escolar. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

Este é o relato de experiência de uma oficina que foi aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), em 2011 na UFS. A oficina buscou aproximar os participantes de uma visão mais crítica acerca do esporte e da década esportiva que vivemos no Brasil. O projeto teve como objetivo apresentar aos alunos o universo do fenômeno esportivo nos megaeventos, visualizando a possibilidade de uma pluralidade da prática na escola, contextualizando a década esportiva vivida no Brasil desde o Pan-americano Rio/2007 até os Jogos Olímpicos Rio/2016, problematizando assim, o discurso midiático esportivo com a prática dos esportes. Esta oficina apresentou-se como uma breve oportunidade do que pode ser feito para uma formação ampliada e crítica dos sujeitos no que diz respeito à cultura esportiva.

A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 259.01 kB
Downloads: 2274

BIANCHI, Paula. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1541 - 1551. CD-ROM.

RESUMO

Inicialmente, reconhecemos que o currículo não se trata de algo estanque ou terminado, mas refere-se a um caminho e/ou trajetória que está em constante transformação provocada pelos diferentes elementos que agem sobre o currículo, entre os quais podemos destacar: concepções (de mundo/sociedade, de ser humano, de educação), ideologias, metodologias de trabalho, recursos materiais e infraestrutura e as pessoas que fazem parte da construção desse currículo. Além dessas influências, outro aspecto importante a ser considerado é o momento histórico-político em que o currículo se desenvolve, pois o mesmo interfere diretamente sobre a organização curricular.