Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

A CULTURA NA PRODUÇÃO E PROLIFERAÇÃO DOS PADRÕES DE BELEZA A CULTURA NA PRODUÇÃO E PROLIFERAÇÃO DOS PADRÕES DE BELEZA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 692.87 kB
Downloads: 3054

CAROZO, Marcele; ZOBOLI, Fábio. A cultura na produção e proliferação dos padrões de beleza corporal feminino. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Logo que nascemos, começamos a aprender e continuamos aprendendo durante toda a vida. Com poucos dias aprendemos a nos comunicar com o mundo através do choro. Com o passar do tempo, através do contato com o meio em que vivemos adquirimos algumas capacidades como a fala e locomoção. Desde o momento em que nascemos somos expostos à interação dos outros e assim somos socializados das mais diversas formas dentro de um contexto cultural determinado. Primeiro os pais, depois os demais familiares e aos poucos o ser humano vai interagindo dentro de um contexto social mais amplo.

 O CORPO OBESO: UM CORPO DEFICIENTE? O CORPO OBESO: UM CORPO DEFICIENTE?

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 473.66 kB
Downloads: 3113

MATOS, Keyte dos Santos; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. O corpo obeso: um corpo deficiente? Considerações a partir da mídia. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este texto não tem a pretensão de classificar ou enquadrar a obesidade nos mesmos moldes da deficiência, porém, a partir do corpo obeso queremos estabelecer um diálogo tensivo com a construção social da diferença e dos estigmas mediados a partir dela. Com o foco no estigma gerado a partir do corpo obeso4 traremos ao palco algumas reflexões que se fundam sob o mesmo imaginário cultural que sustentam as tramas da (in)exclusão. Nesse contexto, discutiremos o estigma sofrido pelo obeso dentro de uma cultura que cada vez mais valoriza os “sarados e malhados”, na qual, a gordura virou vilã e o obeso a vítima de discriminação por não se enquadrar dentro dos padrões de beleza fabricados pelo contexto cultural. O corpo obeso é entendido como algo doente, impossibilitado, limitado e indesejado, ou seja, ele é percebido como deficiente no sentido de não ser eficiente o suficiente para ser enquadrado nos padrões de normalidade, bem como no que se referem à esfera do mundo produtivo. É a partir deste momento que podemos compreender a inserção do obeso no processo de (in)exclusão, tendo em vista uma sociedade que promove os ditos belos e esbeltos e rebaixa os feios e gordos.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 489.47 kB
Downloads: 3247

BARROS, Jofre Vinícius Santana. Educação Física e saúde coletiva: relato de uma experiência no XIX Jecca-Codap. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O trabalho foi um relato de vivência, assim como de exposição dos resultados obtidos através de questionário aplicado durante a execução de um minicurso no XIX JECCCA-Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe acerca da relação entre saúde e atividade física/exercícios físicos tendo como título Saúde Coletiva e Educação Física: ampliando o olhar sobre aos exercícios físicos. Sendo que a partir da apresentação dos resultados da pesquisa suscitaremos discussão sobre este tema tão amplo ao qual é dedicada enorme importância na área da Educação Física em especial na Educação Física Escolar. A intenção do minicurso foi buscar a ampliação do entendimento dos participantes através da exposição e discussão dos conceitos de saúde já formulados, a relação entre saúde e mídia presentes no dia a dia dos alunos, a mercadorização do “produto” saúde e a possibilidade de proposição de um novo referencial baseado na Saúde Coletiva para a Educação Física Escolar.

 

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 451.04 kB
Downloads: 3464

SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: problematizando o contexto de Itabaiana/SE. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo se trata de uma pesquisa que ainda está em andamento. É desenvolvida com o auxílio da bolsa oferecida pelo Programa Especial de Inclusão e Iniciação Científica (PIIC)3. Objetivo geral volta-se a analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física no âmbito escolar de Itabaiana-SE. Mas, é bom ressaltar que nesse primeiro momento da investigação não iremos a campo, desse modo, o nosso objetivo geral preocupa-se em analisar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura da área, através de um diálogo com os artigos e livros que materializam esse debate. Assim, esta pesquisa constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, pois de acordo com Severino (2007), nos debruçamos sobre livros e artigos limitados estritamente ao assunto. E sob as características de uma pesquisa de uma pesquisa qualitativa porque não se preocupa em quantificar nem enumerar as obras e os artigos selecionados e sim, em uma análise sobre eles, concordando com Minayo (2010).

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 518.67 kB
Downloads: 3484

SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: um estudo bibliográfico. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

 

Este estudo objetiva analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura do campo, através de um diálogo com os artigos publicados em algumas revistas indicadas pelo trabalho de mapeamento feito por Bracht et al (2011). Este trabalho constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, concordando com Severino (2007) e Minayo (2010). Esta investigação que objetivou tal empreitada revela alguns aspectos que podem, pelo menos, serem pensados como características das concepções investigadas, apresentando a gama de possibilidades teórico metodológicas para aqueles que atuam/pesquisa/estudam no campo da Educação Física escolar.