Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 455.71 kB
Downloads: 3489

JESUS, Janaína Rodrigues de; ARAGÃO, Paula. Diálogos para a constituição da sociologia do esporte. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho trata-se de uma breve revisão bibliográfica daqueles que contribuíram com a consolidação dos estudos em Sociologia do Esporte no Brasil, apontando alguns fatores preponderantes para o desenvolvimento dessa área bem com suas áreas temáticas tendo como base principal a obra de Valter Bracht, Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução, voltada para uma discussão com a área da Educação Física. Considerando o esporte como um dos fenômenos mais expressivos do século passado sendo que, “o esporte carrega na sua essência a emoção, como um dos componentes integrantes desses fenômenos modernos.” (SERVULO, 2012). Para uma abordagem consideramos as contribuições e criticas referentes á teorias modernas e contemporâneas tais como: a frankfurtiana, coisificação (alienação) e repressão e manipulação e suas considerações; do marxismo ortodoxo utilizamos a tese da reprodução da força de trabalho “o esporte nesta perspectiva de analise é considerado na verdade, como um dos componentes do tempo livre ou do lazer, abrangendo a problemática mais ampla da relação trabalho lazer” (BRACHT, 2005, p. 57) entre outros.

O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 505.49 kB
Downloads: 3516

SANTOS, Victor Relson; ZOBOLI, Fábio. O corpo deficiente no contexto histórico da Educação Física. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Na opinião de Le Prestre (2000, p. 67), "a política pública é, antes de tudo, o que o Estado no plano nacional, ou os Estados e atores internacionais, deles emanados, no plano internacional, fazem ou não fazem". No presente texto, se considera que Políticas Públicas em Educação é o conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada no objetivo da promoção e desenvolvimento da cultura educacional. A política educacional é prevista pela Constituição Federal e garante a educação a todos. A educação é dever do estado e direito do cidadão.

A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 469.89 kB
Downloads: 4885

SILVA, Brianna Costa Macedo; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra. A influência da Revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Esse artigo vai abordar como a revista Capricho através das suas reportagens, pode persuadir as jovens a seguirem certos estereótipos de corpo, que vem sendo veiculados nas matérias da mesma. Abarcando temas que de certa forma vão abranger questões tais como: a mídia – principal meio de produção e transmissão dessas mensagens corporais de senso estético; o próprio corpo que pode ser visto como fonte inesgotável de símbolos e lócus de produção e expressão de sentido; as jovens em si como principal público alvo do meio midiático em questão e a trajetória da revista Capricho como principal produtora e divulgadora de assuntos correspondentes à estética e às jovens.

 LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 463.74 kB
Downloads: 7221

OLIVEIRA, Russel Petresson B.; SILVA, Brianna Costa Macedo; SANTOS, Leonardo dos. Livro didático, organização curricular e Educação Física escolar: notas preliminares. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Neste artigo buscamos refletir sobre algumas temáticas acerca do Livro Didático e a Educação Física escolar. Inicialmente foi feita uma abordagem geral sobre materiais e livro didático, definindo-os e exemplificando cada um deles, assim como as tensões que envolvem o livro didático. Posteriormente discutiu-se acerca da não organização dos conteúdos da disciplina e as dificuldades que existem para criação de um Livro Didático para a Educação Física. Por fim trazemos alguns apontamentos, baseado nos autores, sobre o nosso olhar em relação ao Livro Didático e a Educação Física. Palavras-chave: Livro Didático; Conteúdo, Educação Física;

MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA? MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 449.32 kB
Downloads: 7676

NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.