Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 518.67 kB
Downloads: 4034

SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: um estudo bibliográfico. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

 

Este estudo objetiva analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura do campo, através de um diálogo com os artigos publicados em algumas revistas indicadas pelo trabalho de mapeamento feito por Bracht et al (2011). Este trabalho constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, concordando com Severino (2007) e Minayo (2010). Esta investigação que objetivou tal empreitada revela alguns aspectos que podem, pelo menos, serem pensados como características das concepções investigadas, apresentando a gama de possibilidades teórico metodológicas para aqueles que atuam/pesquisa/estudam no campo da Educação Física escolar.

A CULTURA NA PRODUÇÃO E PROLIFERAÇÃO DOS PADRÕES DE BELEZA A CULTURA NA PRODUÇÃO E PROLIFERAÇÃO DOS PADRÕES DE BELEZA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 692.87 kB
Downloads: 4063

CAROZO, Marcele; ZOBOLI, Fábio. A cultura na produção e proliferação dos padrões de beleza corporal feminino. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Logo que nascemos, começamos a aprender e continuamos aprendendo durante toda a vida. Com poucos dias aprendemos a nos comunicar com o mundo através do choro. Com o passar do tempo, através do contato com o meio em que vivemos adquirimos algumas capacidades como a fala e locomoção. Desde o momento em que nascemos somos expostos à interação dos outros e assim somos socializados das mais diversas formas dentro de um contexto cultural determinado. Primeiro os pais, depois os demais familiares e aos poucos o ser humano vai interagindo dentro de um contexto social mais amplo.

A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO A INFLUÊNCIA DA REVISTA CAPRICHO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 469.89 kB
Downloads: 5442

SILVA, Brianna Costa Macedo; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra. A influência da Revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Esse artigo vai abordar como a revista Capricho através das suas reportagens, pode persuadir as jovens a seguirem certos estereótipos de corpo, que vem sendo veiculados nas matérias da mesma. Abarcando temas que de certa forma vão abranger questões tais como: a mídia – principal meio de produção e transmissão dessas mensagens corporais de senso estético; o próprio corpo que pode ser visto como fonte inesgotável de símbolos e lócus de produção e expressão de sentido; as jovens em si como principal público alvo do meio midiático em questão e a trajetória da revista Capricho como principal produtora e divulgadora de assuntos correspondentes à estética e às jovens.

 LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 463.74 kB
Downloads: 7894

OLIVEIRA, Russel Petresson B.; SILVA, Brianna Costa Macedo; SANTOS, Leonardo dos. Livro didático, organização curricular e Educação Física escolar: notas preliminares. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Neste artigo buscamos refletir sobre algumas temáticas acerca do Livro Didático e a Educação Física escolar. Inicialmente foi feita uma abordagem geral sobre materiais e livro didático, definindo-os e exemplificando cada um deles, assim como as tensões que envolvem o livro didático. Posteriormente discutiu-se acerca da não organização dos conteúdos da disciplina e as dificuldades que existem para criação de um Livro Didático para a Educação Física. Por fim trazemos alguns apontamentos, baseado nos autores, sobre o nosso olhar em relação ao Livro Didático e a Educação Física. Palavras-chave: Livro Didático; Conteúdo, Educação Física;

MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA? MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 449.32 kB
Downloads: 8424

NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.