Textos completos publicados em anais de eventos

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A AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES A AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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GARCIA, Luciana Carolline Pina. A ação do professor na construção das identidades de gênero na Educação Física escolar. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando acessibilidade no campo da educação física uma vez que estas questões são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas entre ambos os sexos. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento.

FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

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Adicionado em: 21/09/2012
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HACK, Cássia. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 210 - 211. CD-ROM.

RESUMO

Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES.

DO GLOBAL AO LOCAL NA MÍDIA IMPRESSA SERGIPANA DO GLOBAL AO LOCAL NA MÍDIA IMPRESSA SERGIPANA

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Adicionado em: 09/05/2012
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QUARANTA, André Marsiglia. Do global ao local na mídia impressa sergipana: “sem liberdade de criticar não existe elogio sincero” diante das Olimpíadas de Londres/2012. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Com a chamada "década dos megaeventos esportivos", o Brasil passa a atrair as atenções mundiais e a destacar-se no cenário esportivo por sediar os Jogos Pan-americanos em 2007 e, logo mais, a Copa das Confederações em 2013 (como preparativo para a Copa do Mundo de 2014), e, por fim, as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, na capital fluminense. Em 2012, portanto, ano olímpico que culmina como uma "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando, para isso, os mais variados setores, como economia, cultura, política, educação e, claro, o esporte - apresentados para a sociedade brasileira através dos meios de comunicação. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das próximas Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", objetivamos pesquisar como a mídia impressa do estado de Sergipe (através do Jornal da Cidade) apresenta para a população local os acontecimentos relativos a este megaevento, fazendo o exercício da chamada "dialética global-local", ou seja, estratégia de aproximação de um grande evento com a população local (procurando criar uma identidade deste evento para com o público, a partir de mediações culturais globais/locais).

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

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GARCIA, Luciana Caroline Pina et al. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIA ESPORTIVA: CONTRIBUIÇÕES DO LABOMÍDIA-UFS1. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 640 - 650. CD-ROM.

RESUMO

Nos últimos anos e principalmente nas últimas duas décadas, temos visto que cresce e se consolida no meio acadêmico a convicção de que a sociedade contemporânea é, sobretudo, uma sociedade mediatizada, isto é, suas representações coletivamente compartilhadas são constituídas sob influência explícita e cada vez maior dos meios de comunicação de massa, ou mídia, como costumamos dizer.

1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO 1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO

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ZIEGLER, Aline et al. 1, 2, 3... Testando! Uma experiência de análise de enquadramento com telejornalismo esportivo. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

O esporte vem ganhando espaço no jornalismo brasileiro, em virtude da realização de megaeventos no país. Nesse sentido, é relevante observar como os diversos meios definem, conforme seus projetos editoriais, os enfoques dados às informações que veiculam. O presente trabalho se apresenta como um exercício preliminar de aplicação metodológica, a partir do conceito de enquadramento, a um pequeno fato veiculado na mídia, relacionado com a Copa do Mundo FIFA 2014, escolhido pela coincidência da sua divulgação em três emissoras de televisão de sinal aberto: Record News, Globo e Bandeirantes. O fato em destaque foi o andamento das obras do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, acompanhado entre os dias 14 e 21 de abril/2012. As matérias foram recolhidas, transcritas e analisadas conforme as categorias de seleção, exclusão e ênfase. Como considerações finais, é possível compreender que tal coincidência nas matérias teve o propósito de tranquilizar a população, especialmente a carioca, diante dos rumores, depois confirmados, da saída da construtora Delta do consórcio responsável pelas obras de reforma do Maracanã, dando garantias da conclusão das reformas (“modernização”) a tempo do estado do Rio de Janeiro receber a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo FIFA (2014), conforme previsto.