Textos completos publicados em anais de eventos

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EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL

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Adicionado em: 10/12/2012
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MORAIS, R. A. R.; MENDES, D. S. Educação Física e Mídia-Educação: Basquetebol e sistematização do conhecimento no Ensino Fundamental II.  In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012.

RESUMO

Este trabalho consiste em uma análise de uma intervenção pedagógica que busca aliar o ensino do Basquetebol – sua história e habilidades inerentes – à mídia-educação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado com duas classes (sétimos anos) em uma escola municipal de São João Del Rei -MG.O trabalho ainda não foi concluído e relata as atividades realizadas até o momento, primando por um processo de ensino-aprendizagem crítico, que conciliou atividades de mídia-educação (aspectos específicos da mídia impressa e audiovisual) com atividades voltadas para a Pedagogia do Esporte, como os mini-jogos, materiais adaptados e tarefas práticas.

LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL

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Adicionado em: 27/11/2012
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ARAGÃO, Paula. Lazer sobre rodas no cartão postal: as TICs e a socialização dos skatistas da Orla de Atalaia/SE. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 O cenário desse estudo é o equipamento de lazer “Cara de Sapo Skatepark”, parte do complexo público da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. Como espaço propício a práticas de lazer, proporciona também diversas formas de interação social entre pessoas de várias idades, principalmente crianças e jovens. Assim, investigar os processos de socialização e sua configuração no interior do movimento neotribalista - característico dos espaços urbanos –, representado pelos skatistas, constituiu o objetivo central dessa pesquisa em desenvolvimento, interessando reconhecer como os acontecimentos sociais são compreendidos por aqueles que ocupam rotineiramente o equipamento de lazer. Para a produção de dados foram utilizados procedimentos da observação participante, diário de campo, entrevistas em grupos e registros audiovisuais. Concluída a fase empírica, os dados estão sendo interpretados à luz de procedimentos sugeridos pela análise de conteúdo. Neste sentido, apresentamos aqui dados preliminares do estudo, fazendo um recorte para discutir a presença e a importância das TICs nas interações sociais constituídas entre os sujeitos da pesquisa.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

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Adicionado em: 10/12/2012
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MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA

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MEZZAROBA, Cristiano et al. As olimpíadas e paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

Com a chamada "década esportiva", o Brasil tem atraído as atenções mundiais destacando-se no cenário esportivo por sediar o Pan-americano/2007 no Rio de Janeiro, Copa das Confederações/2013, Copa do Mundo/2014, e os Jogos Olímpicos, Rio/2016. Em 2012, ano olímpico que culmina como "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos/2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando diversos setores, como economia, cultura, política, educação e esporte - apresentados para o país através da mídia, especialmente, televisão, jornais impressos e internet. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", intentamos pesquisar as maneiras como os veículos midiáticos do estado de Sergipe (jornal impresso, mídia digital e televisiva) apresentam para a população local os acontecimentos relativos ao megaevento, fazendo o exercício da "dialética global-local" - estratégia de aproximação do evento com a população local, procurando criar uma identidade com o público, a partir de mediações culturais locais/globais. Além disso, como forma de acompanhar as maneiras pelas quais determinados sujeitos recebem e interpretam tais discursos, temos como foco concomitante ao desenvolvimento desta pesquisa, realizar um estudo de recepção à mídia esportiva investigando professores de Educação Física da rede estadual/SE.

LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

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GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).