Textos completos publicados em anais de eventos

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MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.

AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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GARCIA, Luciana Carolline Pina. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 122 - 123. CD-ROM.

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando espaço no campo da Educação Física (EF) uma vez que estas são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento, diante disso, qual será o papel do professor no processo de construção das identidades, conflitos e relações de gênero?

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD

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QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. A formação de professores de Educação Física na EAD: a inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1487 - 1506. CD-ROM.

RESUMO

Diversas são as polêmicas existentes com relação à educação a distância (EAD) e a incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos processos educacionais, entre estes destacamos a formação de professores. Recentemente observamos o conteúdo do documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) elaborado no ano de 2010, deliberando que os cursos de formação inicial de professores não ocorra na modalidade a distância por conta do entendimento de que os cursos de formação de professores a distância não contemplam aspectos estruturais e são soluções emergenciais na demanda de aumentar o número de professores nas escolas brasileiras.

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA

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CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A tríade cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange a tríade cultura, ciência e mercado tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo o materialize no seu corpo – subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e para subsidiá-lo existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender as necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob este aspecto o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência, mercado responsável pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

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MENDES, D. S. et al. Características do debate público a respeito do esporte na campanha #FORARICARDOTEIXIERA no Twitter. In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012. 

RESUMO

Em 2011 se iniciou no Twitter uma campanha que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa que investigou como são os debates públicos sobre fatos esportivos no Twitter. Para tal, analisamos 725 postagens e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.