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O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO

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Adicionado em: 09/05/2012
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SANTOS, Victor Relson; ZOBOLI, Fábio. O corpo deficiente no contexto histórico da Educação Física. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Na opinião de Le Prestre (2000, p. 67), "a política pública é, antes de tudo, o que o Estado no plano nacional, ou os Estados e atores internacionais, deles emanados, no plano internacional, fazem ou não fazem". No presente texto, se considera que Políticas Públicas em Educação é o conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada no objetivo da promoção e desenvolvimento da cultura educacional. A política educacional é prevista pela Constituição Federal e garante a educação a todos. A educação é dever do estado e direito do cidadão.

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA

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Adicionado em: 27/11/2012
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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: um estudo bibliográfico. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

 

Este estudo objetiva analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura do campo, através de um diálogo com os artigos publicados em algumas revistas indicadas pelo trabalho de mapeamento feito por Bracht et al (2011). Este trabalho constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, concordando com Severino (2007) e Minayo (2010). Esta investigação que objetivou tal empreitada revela alguns aspectos que podem, pelo menos, serem pensados como características das concepções investigadas, apresentando a gama de possibilidades teórico metodológicas para aqueles que atuam/pesquisa/estudam no campo da Educação Física escolar.

DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE

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JESUS, Janaína Rodrigues de; ARAGÃO, Paula. Diálogos para a constituição da sociologia do esporte. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho trata-se de uma breve revisão bibliográfica daqueles que contribuíram com a consolidação dos estudos em Sociologia do Esporte no Brasil, apontando alguns fatores preponderantes para o desenvolvimento dessa área bem com suas áreas temáticas tendo como base principal a obra de Valter Bracht, Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução, voltada para uma discussão com a área da Educação Física. Considerando o esporte como um dos fenômenos mais expressivos do século passado sendo que, “o esporte carrega na sua essência a emoção, como um dos componentes integrantes desses fenômenos modernos.” (SERVULO, 2012). Para uma abordagem consideramos as contribuições e criticas referentes á teorias modernas e contemporâneas tais como: a frankfurtiana, coisificação (alienação) e repressão e manipulação e suas considerações; do marxismo ortodoxo utilizamos a tese da reprodução da força de trabalho “o esporte nesta perspectiva de analise é considerado na verdade, como um dos componentes do tempo livre ou do lazer, abrangendo a problemática mais ampla da relação trabalho lazer” (BRACHT, 2005, p. 57) entre outros.

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: problematizando o contexto de Itabaiana/SE. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo se trata de uma pesquisa que ainda está em andamento. É desenvolvida com o auxílio da bolsa oferecida pelo Programa Especial de Inclusão e Iniciação Científica (PIIC)3. Objetivo geral volta-se a analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física no âmbito escolar de Itabaiana-SE. Mas, é bom ressaltar que nesse primeiro momento da investigação não iremos a campo, desse modo, o nosso objetivo geral preocupa-se em analisar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura da área, através de um diálogo com os artigos e livros que materializam esse debate. Assim, esta pesquisa constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, pois de acordo com Severino (2007), nos debruçamos sobre livros e artigos limitados estritamente ao assunto. E sob as características de uma pesquisa de uma pesquisa qualitativa porque não se preocupa em quantificar nem enumerar as obras e os artigos selecionados e sim, em uma análise sobre eles, concordando com Minayo (2010).

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA

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BARROS, Jofre Vinícius Santana. Educação Física e saúde coletiva: relato de uma experiência no XIX Jecca-Codap. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O trabalho foi um relato de vivência, assim como de exposição dos resultados obtidos através de questionário aplicado durante a execução de um minicurso no XIX JECCCA-Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe acerca da relação entre saúde e atividade física/exercícios físicos tendo como título Saúde Coletiva e Educação Física: ampliando o olhar sobre aos exercícios físicos. Sendo que a partir da apresentação dos resultados da pesquisa suscitaremos discussão sobre este tema tão amplo ao qual é dedicada enorme importância na área da Educação Física em especial na Educação Física Escolar. A intenção do minicurso foi buscar a ampliação do entendimento dos participantes através da exposição e discussão dos conceitos de saúde já formulados, a relação entre saúde e mídia presentes no dia a dia dos alunos, a mercadorização do “produto” saúde e a possibilidade de proposição de um novo referencial baseado na Saúde Coletiva para a Educação Física Escolar.