Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

DO GLOBAL AO LOCAL NA MÍDIA IMPRESSA SERGIPANA DO GLOBAL AO LOCAL NA MÍDIA IMPRESSA SERGIPANA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 588.52 kB
Downloads: 1388

QUARANTA, André Marsiglia. Do global ao local na mídia impressa sergipana: “sem liberdade de criticar não existe elogio sincero” diante das Olimpíadas de Londres/2012. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Com a chamada "década dos megaeventos esportivos", o Brasil passa a atrair as atenções mundiais e a destacar-se no cenário esportivo por sediar os Jogos Pan-americanos em 2007 e, logo mais, a Copa das Confederações em 2013 (como preparativo para a Copa do Mundo de 2014), e, por fim, as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, na capital fluminense. Em 2012, portanto, ano olímpico que culmina como uma "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando, para isso, os mais variados setores, como economia, cultura, política, educação e, claro, o esporte - apresentados para a sociedade brasileira através dos meios de comunicação. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das próximas Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", objetivamos pesquisar como a mídia impressa do estado de Sergipe (através do Jornal da Cidade) apresenta para a população local os acontecimentos relativos a este megaevento, fazendo o exercício da chamada "dialética global-local", ou seja, estratégia de aproximação de um grande evento com a população local (procurando criar uma identidade deste evento para com o público, a partir de mediações culturais globais/locais).

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL

hot!
Adicionado em: 10/12/2012
Date modified: 10/12/2012
Tamanho: 147.14 kB
Downloads: 1316

MORAIS, R. A. R.; MENDES, D. S. Educação Física e Mídia-Educação: Basquetebol e sistematização do conhecimento no Ensino Fundamental II.  In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012.

RESUMO

Este trabalho consiste em uma análise de uma intervenção pedagógica que busca aliar o ensino do Basquetebol – sua história e habilidades inerentes – à mídia-educação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado com duas classes (sétimos anos) em uma escola municipal de São João Del Rei -MG.O trabalho ainda não foi concluído e relata as atividades realizadas até o momento, primando por um processo de ensino-aprendizagem crítico, que conciliou atividades de mídia-educação (aspectos específicos da mídia impressa e audiovisual) com atividades voltadas para a Pedagogia do Esporte, como os mini-jogos, materiais adaptados e tarefas práticas.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 489.47 kB
Downloads: 3183

BARROS, Jofre Vinícius Santana. Educação Física e saúde coletiva: relato de uma experiência no XIX Jecca-Codap. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O trabalho foi um relato de vivência, assim como de exposição dos resultados obtidos através de questionário aplicado durante a execução de um minicurso no XIX JECCCA-Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe acerca da relação entre saúde e atividade física/exercícios físicos tendo como título Saúde Coletiva e Educação Física: ampliando o olhar sobre aos exercícios físicos. Sendo que a partir da apresentação dos resultados da pesquisa suscitaremos discussão sobre este tema tão amplo ao qual é dedicada enorme importância na área da Educação Física em especial na Educação Física Escolar. A intenção do minicurso foi buscar a ampliação do entendimento dos participantes através da exposição e discussão dos conceitos de saúde já formulados, a relação entre saúde e mídia presentes no dia a dia dos alunos, a mercadorização do “produto” saúde e a possibilidade de proposição de um novo referencial baseado na Saúde Coletiva para a Educação Física Escolar.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 409.16 kB
Downloads: 1464

CRUZ JUNIOR, Gilson; CAPARROZ, Francisco Eduardo. EDUCAÇÃO FÍSICA, JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR: NOTAS SOBRE OS (DES)ENCONTROS ENTRE O JOVEM E A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1042 - 1064. CD-ROM.

RESUMO

No âmbito acadêmico, já é consenso apreender o imperativo da formação profissional do professor como uma demanda que não se restringe unicamente aos espaços universitários. Sabe-se que a responsabilidade de conduzir esse processo recai sobre as instâncias de exercício da docência. É nelas que, de acordo com os desafios trazidos amiúde pelo contexto de intervenção, o professor se depara com a necessidade de fundar novos conhecimentos significativos, na intenção de reinventar os saberes e fazeres de sua ação pedagógica.

EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 193.08 kB
Downloads: 2001

FIAMONCINI, Luciana. Educação para a sensibilidade na Educação Física Escolar.In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDEC, 2012. v. 1, p. 124 - 125. CD-ROM.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o esporte escolar, como possibilidade de educação para sensibilidade. Inicialmente sensibilidade diz respeito ao refinamento dos nossos sentidos, sendo que estes estão “frente a frente” com os estímulos do mundo (sabores, cores, texturas...), sendo que tudo o que nos chega via órgãos dos sentidos trás consigo uma impressão, ou um significado. Este modo de conhecer precisa ser valorizado, sendo que, a pessoa por meio dos sentidos, pela sua subjetividade passa a conhecer/reconhecer o mundo, os objetos, a natureza, as pessoas e nós mesmos.