Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012

CHAGAS, Janaína Carvalho; MEZZAROBA, Cristiano. A mídia e a sua relevância nas práticas pedagógicas para Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

A pesquisa reflete sobre a cultura corporal de movimento, Educação Física escolar e sobre a importância da mídia na infância e nas praticas pedagógicas. Sabemos que a Cultura corporal de movimento participa da Educação Física como objeto de estudo e se relaciona cada vez mais com as questões midiáticas. Diante da sua presença marcante, a mídia exerce um grande papel em nosso cotidiano, ditando e formando novos sentidos a serem seguidos. Toda essa influência refere-se ao poder simbólico que vem sendo incorporado pelas pessoas e que se revela através das praticas corporais. O estudo bibliográfico, caracterizado por uma análise documental trará as fontes para melhor refletir e conhecer a relevância da mídia na Educação Física Escolar.

A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009 A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009

Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.11 MB

MESSA, Fabio de Carvalho; PIRES, Giovani De Lorenzi. A trajetória do Avaí Futebol Clube no campeonato brasileiro 2009: leitura de charges jornalísticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 589-613, jul./set. 2012.

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física um respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas de futebol nos veículos impressos da Grande Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí F. C. no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro daquele ano por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar alguns fenômenos e elementos constituintes dos processos semióticos e discursivos das narrativas da performance do Leão, ao longo do campeonato, como metaforização e metonimização.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR

Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012

PETRESSON, Russel Petresson; MEZZAROBA, Cristiano. A utilização do livro didático na Educação Física escolar no ensino médio: um estudo de caso. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

A Educação Física, até mesmo depois de ser legalizada, tem sido ministrada sem o auxílio de um material didático impresso ou audiovisual, fato este que justifica algumas problemáticas na área, como a da ministração das aulas com métodos ultrapassados. Em 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar/analisar o livro em questão. Para atingir esse objetivo foi realizado feito um estudo de abordagem qualitativa com levantamento das questões teóricas concernentes à existência, uso e possibilidades do livro didático na educação brasileira, em especial, a Educação Física escolar. Num segundo momento foi feita uma análise documental do Livro Didático Público de Educação Física da Secretaria do Estado de Educação do Paraná.

Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva.

Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 27/11/2012

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Ativ. Fís.,Lazer & Qual. Vida: R.Educ.Fís.,Manaus, v.2,n.2, p.3-19, jul./dez.,2011 - ISSN 2179-4677

Resumo

Neste trabalho procuramos fazer um resgate histórico do vôlei, tendo como objetivo analisar a relevância de certos acontecimentos históricos para esta modalidade bastante difundida e de grande aceitação e gosto popular no cenário contemporâneo brasileiro (e mundial). Em seu transcurso histórico, o voleibol passou por algumas adequações e reconfigurações, principalmente em relação à espetacularização esportiva, na tentativa de se tornar um esporte massificado e popularizado no Brasil. Assim, mesmo que de forma introdutória, procuramos pensar sobre esta temática relacionando às possíveis articulações com a formação inicial em Educação Física e as possibilidades deste componente curricular na escola, na relação esporte-mídia.

Palavras-chave: Voleibol. Histórico. Espetacularização esportiva.

EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE

Adicionado em: 05/06/2013
Date modified: 05/06/2013

SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio; BORDA, Miguel Angel. Educação e Governabilidade: o estruturalismo e suas relações com o ciberespaço. Revista Edapeci, Aracaju, Ano IV, Vol. 12, Nº 12, Dezembro 2012.

Ao eixo temático “Articulações Políticas Governamentais e Não-Governamentais no Ciberespaço” iremos relacionar os conceitos educação e governabilidade. Trazemos ao tema a problemática do sujeito em relação à sua diluição pelo estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como ao seu reavivamento pelas esperanças humanistas, modernas e democráticas depositadas no ciberespaço em prol de seu desgarramento das estruturas institucionais modernas e tradicionais. A relação entre sujeito e estrutura é para nós o nó górdio onde são travadas batalhas acerca das tentativas de educação e de governo de pessoas e de povos implicantes ao conceito de sociedade.