Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva.

hot!
Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 397.59 kB
Downloads: 1501

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Ativ. Fís.,Lazer & Qual. Vida: R.Educ.Fís.,Manaus, v.2,n.2, p.3-19, jul./dez.,2011 - ISSN 2179-4677

Resumo

Neste trabalho procuramos fazer um resgate histórico do vôlei, tendo como objetivo analisar a relevância de certos acontecimentos históricos para esta modalidade bastante difundida e de grande aceitação e gosto popular no cenário contemporâneo brasileiro (e mundial). Em seu transcurso histórico, o voleibol passou por algumas adequações e reconfigurações, principalmente em relação à espetacularização esportiva, na tentativa de se tornar um esporte massificado e popularizado no Brasil. Assim, mesmo que de forma introdutória, procuramos pensar sobre esta temática relacionando às possíveis articulações com a formação inicial em Educação Física e as possibilidades deste componente curricular na escola, na relação esporte-mídia.

Palavras-chave: Voleibol. Histórico. Espetacularização esportiva.

Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol

hot!
Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 08/05/2012
Tamanho: 514.19 kB
Downloads: 1905

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana; PIRES, Giovani De Lorenzi.Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol: a “Era Pós-Dunga” na Mídia. Revista da ALESDE (Curitiba), v.2, n.1, p.24-41, abril/2012.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.

Palavras-chave: Futebol; Identidade; Discurso midiático; Copa do Mundo da FIFA.

Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 627.41 kB
Downloads: 1614

PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBOA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, CEFD/UFSM, Kinesis, v.30, n. 1, 2012, p.55-79.

RESUMO

A partir do reconhecimento das muitas interfaces da Educação Física com outras áreas do conhecimento, o texto aborda as relações que o campo vem estabelecendo com os estudos das novas tecnologias e da mídia, através do conceito de Mídia-Educação (Física). Neste sentido, apresenta as principais incursões da Educação Física brasileira junto aos sistemas digitais de informação e documentação e revisita estudos acadêmicos tomando como referência o GTT Comunicação e Mídia/CBCE e pesquisas desenvolvidas pelo LaboMidia/UFSC.

Palavras-chave: Mídia-educação. Tecnologias digitais. Pesquisa.

Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 4.55 MB
Downloads: 1390

ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana P.; MEZZAROBA, Cristiano.Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE. Belo Horizonte, Licere, v.15, n.2, p. 1-37, jun/2012.

RESUMO 

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, a qual reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscou-se identificar os interesses dos grupos em relação ao espaço e seus equipamentos. Na pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta, a entrevista semi-estruturada e o diário de campo. Os resultados demonstram que a acessibilidade e a qualidade das estruturas são fatores primordiais de interesse às “tribos”.

PALAVRAS CHAVE: Grupo Social. Esportes. Atividades de Lazer.

Possibilidades multidisciplinares Possibilidades multidisciplinares

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 880.57 kB
Downloads: 1518

MEZZAROBA, Cristiano.Possibilidades multidisciplinares: tornando possível a aproximação entre Educação Física e a Sociologia. Conhecimento Online, Ano 4, v. 2, set./2012. Disponível em:  http://www.feevale.br/site/hotsite/tpl/86/arquivos/4-2-2012/7%20-%20POSSIBILIDADES%20MULTIDISCIPLINARES.pdf

RESUMO

Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.

Palavras-chave: Mídia-educação. Abordagem multidisciplinar. Educação Física. Sociologia.