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SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
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MEZZAROBA, Cristiano. Sociologia e Educação Física: abordagem multidisciplinar no trato com o conhecimento e na formação inicial. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.15,  2012.

RESUMO

As reflexões contidas neste ensaio teórico se propõem a pensar, a partir de uma abordagem multidisciplinar, os campos da Sociologia e da Educação Física (EF). O texto aborda a atual discussão do retorno da Sociologia enquanto componente curricular às instituições escolares, as possíveis implicações disso e uma breve contextualização da formação de professores de Sociologia no Brasil. Na tentativa de aproximar Sociologia e EF, no que se refere ao trato com o conhecimento na escola e na universidade, tecemos aproximações entre essas duas disciplinas, tendo em vista a necessidade iminente de pensarmos em um trato diferenciado e criativo para ampliar o repertório cultural e de conhecimentos daqueles diretamente envolvidos (professores, pesquisadores, alunos). Um recurso teórico-metodológico é sugerido, ou seja, a perspectiva da mídia-educação, e os exemplos de “pontes” que podem ser realizadas são os mais diversos: a manifestação do fenômeno esportivo na atualidade; as questões corporais; os padrões de beleza; as discussões sobre estética e saúde; as relações com o consumo; as interferências e influências da mídia nesses processos todos; as possibilidades a partir das tecnologias de informação e comunicação seja no âmbito escolar ou mesmo fora dele, as transformações históricas disso tudo até este momento atual e as implicações ao campo educacional e cultural etc. Com isso, pretende-se, ao aproximar Sociologia e EF, fazer com que estratégias de intervenções sejam voltadas a ações educativas que sejam criativas, questionadores, participativas, esclarecedoras e que permitam a construção de uma efetiva cultura cidadã para nossos jovens.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR

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Adicionado em: 04/12/2012
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PETRESSON, Russel Petresson; MEZZAROBA, Cristiano. A utilização do livro didático na Educação Física escolar no ensino médio: um estudo de caso. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

A Educação Física, até mesmo depois de ser legalizada, tem sido ministrada sem o auxílio de um material didático impresso ou audiovisual, fato este que justifica algumas problemáticas na área, como a da ministração das aulas com métodos ultrapassados. Em 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar/analisar o livro em questão. Para atingir esse objetivo foi realizado feito um estudo de abordagem qualitativa com levantamento das questões teóricas concernentes à existência, uso e possibilidades do livro didático na educação brasileira, em especial, a Educação Física escolar. Num segundo momento foi feita uma análise documental do Livro Didático Público de Educação Física da Secretaria do Estado de Educação do Paraná.

O BULLYING NAS AULAS DE EF ESCOLAR O BULLYING NAS AULAS DE EF ESCOLAR

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MATOS, Keyte dos Santos; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. O bullying nas aulas de Educação Física Escolar: corpo, obesidade e estigma. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v.7, p. 272-295, 2012. 

RESUMO

Neste início de século XXI os estigmas que emergem a partir da aparência corporal parecem estar cada vez mais mediados a partir de relações de poder na medida em que adquirem valor simbólico dentro de um determinado contexto. Estas relações de poder se manifestam das mais diferentes formas desencadeando em situações de violência física e simbólica no convívio com o diferente – o bullying. Neste sentido, o presente artigo pretende analisar como se manifesta o processo de bullying na vida dos alunos considerados obesos por seus agressores dentro do contexto da Educação Física escolar. O texto é fruto de um estudo monográfico do curso de Educação Física da UFS realizado a partir de uma pesquisa qualitativa que analisou o objeto sob o viés de um estudo de caso de uma Escola Publica Municipal de Aracaju/SE. Os resultados indicaram que, para combater a violência manifestada através do bullying nas aulas de Educação Física e no contexto escolar, faz-se necessária uma interação conjunta de conivência entre os alunos, funcionários, pais, professores e dirigentes mediada por uma sensibilização que favoreça a cultura do acolhimento e o respeito no convívio com o diferente.

OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE

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Date modified: 20/05/2013
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BOMFOCO, Marco Antônio; AZEVEDO, Victor de Abreu. Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na visão de J. P. GEE. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V. 10 Nº 3, dezembro, 2012. 

Resumo

A importância dos jogos para a aprendizagem é reconhecida por autores clássicos da psicologia. Este texto explora a aprendizagem nos jogos eletrônicos a partir da contribuição de James Paul Gee (2004, 2008 e 2009). Para isso, apresenta os conceitos de domínio semiótico e de princípios de aprendizagem desenvolvidos pelo autor. Segundo Gee, há diferentes domínios semióticos que podem se relacionar entre si. No domínio semiótico dos jogos eletrônicos, vários princípios de aprendizagem importantes à vida contemporânea podem ser desenvolvidos. Os jogos eletrônicos, além de apresentarem conteúdo, promovem aprendizagens que podem ser transpostas a outros domínios semióticos. A educação, nos seus diversos âmbitos, pode se beneficiar deste formato cultural.

A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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CHAGAS, Janaína Carvalho; MEZZAROBA, Cristiano. A mídia e a sua relevância nas práticas pedagógicas para Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

A pesquisa reflete sobre a cultura corporal de movimento, Educação Física escolar e sobre a importância da mídia na infância e nas praticas pedagógicas. Sabemos que a Cultura corporal de movimento participa da Educação Física como objeto de estudo e se relaciona cada vez mais com as questões midiáticas. Diante da sua presença marcante, a mídia exerce um grande papel em nosso cotidiano, ditando e formando novos sentidos a serem seguidos. Toda essa influência refere-se ao poder simbólico que vem sendo incorporado pelas pessoas e que se revela através das praticas corporais. O estudo bibliográfico, caracterizado por uma análise documental trará as fontes para melhor refletir e conhecer a relevância da mídia na Educação Física Escolar.