Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

O BULLYING NAS AULAS DE EF ESCOLAR O BULLYING NAS AULAS DE EF ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 250.74 kB
Downloads: 3242

MATOS, Keyte dos Santos; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. O bullying nas aulas de Educação Física Escolar: corpo, obesidade e estigma. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v.7, p. 272-295, 2012. 

RESUMO

Neste início de século XXI os estigmas que emergem a partir da aparência corporal parecem estar cada vez mais mediados a partir de relações de poder na medida em que adquirem valor simbólico dentro de um determinado contexto. Estas relações de poder se manifestam das mais diferentes formas desencadeando em situações de violência física e simbólica no convívio com o diferente – o bullying. Neste sentido, o presente artigo pretende analisar como se manifesta o processo de bullying na vida dos alunos considerados obesos por seus agressores dentro do contexto da Educação Física escolar. O texto é fruto de um estudo monográfico do curso de Educação Física da UFS realizado a partir de uma pesquisa qualitativa que analisou o objeto sob o viés de um estudo de caso de uma Escola Publica Municipal de Aracaju/SE. Os resultados indicaram que, para combater a violência manifestada através do bullying nas aulas de Educação Física e no contexto escolar, faz-se necessária uma interação conjunta de conivência entre os alunos, funcionários, pais, professores e dirigentes mediada por uma sensibilização que favoreça a cultura do acolhimento e o respeito no convívio com o diferente.

OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE

hot!
Adicionado em: 26/03/2013
Date modified: 20/05/2013
Tamanho: 74.43 kB
Downloads: 2283

BOMFOCO, Marco Antônio; AZEVEDO, Victor de Abreu. Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na visão de J. P. GEE. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V. 10 Nº 3, dezembro, 2012. 

Resumo

A importância dos jogos para a aprendizagem é reconhecida por autores clássicos da psicologia. Este texto explora a aprendizagem nos jogos eletrônicos a partir da contribuição de James Paul Gee (2004, 2008 e 2009). Para isso, apresenta os conceitos de domínio semiótico e de princípios de aprendizagem desenvolvidos pelo autor. Segundo Gee, há diferentes domínios semióticos que podem se relacionar entre si. No domínio semiótico dos jogos eletrônicos, vários princípios de aprendizagem importantes à vida contemporânea podem ser desenvolvidos. Os jogos eletrônicos, além de apresentarem conteúdo, promovem aprendizagens que podem ser transpostas a outros domínios semióticos. A educação, nos seus diversos âmbitos, pode se beneficiar deste formato cultural.

JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA

hot!
Adicionado em: 26/03/2013
Date modified: 20/05/2013
Tamanho: 74.04 kB
Downloads: 1059

AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, nº 3, dezembro, 2012.

Resumo

Este texto descreve trabalho de dissertação em Educação que teve como objetivo propor um roteiro para análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre JEs tratando de questões como o aprendizado nos JEs, a metodologia de análise de JEs, e as dificuldades para a utilização dos JEs na escola. Posteriormente realizou-se pesquisa de campo com alunos e professores que utilizaram e problematizaram o roteiro proposto. O roteiro de análise teve boa avaliação dos seus usuários, que apontaram êxito em sua finalidade. Novas pesquisas, agora em situações concretas de uso pedagógico do roteiro para levar JEs para a escola com a mediação de professores, podem contribuir para avaliar e aprimorar o roteiro.

EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE

hot!
Adicionado em: 05/06/2013
Date modified: 05/06/2013
Tamanho: 416.14 kB
Downloads: 1231

SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio; BORDA, Miguel Angel. Educação e Governabilidade: o estruturalismo e suas relações com o ciberespaço. Revista Edapeci, Aracaju, Ano IV, Vol. 12, Nº 12, Dezembro 2012.

RESUMO

Ao eixo temático “Articulações Políticas Governamentais e Não-Governamentais no Ciberespaço” iremos relacionar os conceitos educação e governabilidade. Trazemos ao tema a problemática do sujeito em relação à sua diluição pelo estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como ao seu reavivamento pelas esperanças humanistas, modernas e democráticas depositadas no ciberespaço em prol de seu desgarramento das estruturas institucionais modernas e tradicionais. A relação entre sujeito e estrutura é para nós o nó górdio onde são travadas batalhas acerca das tentativas de educação e de governo de pessoas e de povos implicantes ao conceito de sociedade.