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A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009 A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009

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Adicionado em: 27/11/2012
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MESSA, Fabio de Carvalho; PIRES, Giovani De Lorenzi. A trajetória do Avaí Futebol Clube no campeonato brasileiro 2009: leitura de charges jornalísticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 589-613, jul./set. 2012.

RESUMO

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física um respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas de futebol nos veículos impressos da Grande Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí F. C. no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro daquele ano por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar alguns fenômenos e elementos constituintes dos processos semióticos e discursivos das narrativas da performance do Leão, ao longo do campeonato, como metaforização e metonimização.

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

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MEZZAROBA, Cristiano. Sociologia e Educação Física: abordagem multidisciplinar no trato com o conhecimento e na formação inicial. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.15,  2012.

RESUMO

As reflexões contidas neste ensaio teórico se propõem a pensar, a partir de uma abordagem multidisciplinar, os campos da Sociologia e da Educação Física (EF). O texto aborda a atual discussão do retorno da Sociologia enquanto componente curricular às instituições escolares, as possíveis implicações disso e uma breve contextualização da formação de professores de Sociologia no Brasil. Na tentativa de aproximar Sociologia e EF, no que se refere ao trato com o conhecimento na escola e na universidade, tecemos aproximações entre essas duas disciplinas, tendo em vista a necessidade iminente de pensarmos em um trato diferenciado e criativo para ampliar o repertório cultural e de conhecimentos daqueles diretamente envolvidos (professores, pesquisadores, alunos). Um recurso teórico-metodológico é sugerido, ou seja, a perspectiva da mídia-educação, e os exemplos de “pontes” que podem ser realizadas são os mais diversos: a manifestação do fenômeno esportivo na atualidade; as questões corporais; os padrões de beleza; as discussões sobre estética e saúde; as relações com o consumo; as interferências e influências da mídia nesses processos todos; as possibilidades a partir das tecnologias de informação e comunicação seja no âmbito escolar ou mesmo fora dele, as transformações históricas disso tudo até este momento atual e as implicações ao campo educacional e cultural etc. Com isso, pretende-se, ao aproximar Sociologia e EF, fazer com que estratégias de intervenções sejam voltadas a ações educativas que sejam criativas, questionadores, participativas, esclarecedoras e que permitam a construção de uma efetiva cultura cidadã para nossos jovens.

ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO

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SANTOS, Alan Lagoa; MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escola. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA EF ESCOLAR

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PETRESSON, Russel Petresson; MEZZAROBA, Cristiano. A utilização do livro didático na Educação Física escolar no ensino médio: um estudo de caso. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

A Educação Física, até mesmo depois de ser legalizada, tem sido ministrada sem o auxílio de um material didático impresso ou audiovisual, fato este que justifica algumas problemáticas na área, como a da ministração das aulas com métodos ultrapassados. Em 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar/analisar o livro em questão. Para atingir esse objetivo foi realizado feito um estudo de abordagem qualitativa com levantamento das questões teóricas concernentes à existência, uso e possibilidades do livro didático na educação brasileira, em especial, a Educação Física escolar. Num segundo momento foi feita uma análise documental do Livro Didático Público de Educação Física da Secretaria do Estado de Educação do Paraná.

A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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CHAGAS, Janaína Carvalho; MEZZAROBA, Cristiano. A mídia e a sua relevância nas práticas pedagógicas para Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

A pesquisa reflete sobre a cultura corporal de movimento, Educação Física escolar e sobre a importância da mídia na infância e nas praticas pedagógicas. Sabemos que a Cultura corporal de movimento participa da Educação Física como objeto de estudo e se relaciona cada vez mais com as questões midiáticas. Diante da sua presença marcante, a mídia exerce um grande papel em nosso cotidiano, ditando e formando novos sentidos a serem seguidos. Toda essa influência refere-se ao poder simbólico que vem sendo incorporado pelas pessoas e que se revela através das praticas corporais. O estudo bibliográfico, caracterizado por uma análise documental trará as fontes para melhor refletir e conhecer a relevância da mídia na Educação Física Escolar.