Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Possibilidades multidisciplinares Possibilidades multidisciplinares

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 880.57 kB
Downloads: 1545

MEZZAROBA, Cristiano.Possibilidades multidisciplinares: tornando possível a aproximação entre Educação Física e a Sociologia. Conhecimento Online, Ano 4, v. 2, set./2012. Disponível em:  http://www.feevale.br/site/hotsite/tpl/86/arquivos/4-2-2012/7%20-%20POSSIBILIDADES%20MULTIDISCIPLINARES.pdf

RESUMO

Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.

Palavras-chave: Mídia-educação. Abordagem multidisciplinar. Educação Física. Sociologia.

Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 627.41 kB
Downloads: 1638

PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBOA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, CEFD/UFSM, Kinesis, v.30, n. 1, 2012, p.55-79.

RESUMO

A partir do reconhecimento das muitas interfaces da Educação Física com outras áreas do conhecimento, o texto aborda as relações que o campo vem estabelecendo com os estudos das novas tecnologias e da mídia, através do conceito de Mídia-Educação (Física). Neste sentido, apresenta as principais incursões da Educação Física brasileira junto aos sistemas digitais de informação e documentação e revisita estudos acadêmicos tomando como referência o GTT Comunicação e Mídia/CBCE e pesquisas desenvolvidas pelo LaboMidia/UFSC.

Palavras-chave: Mídia-educação. Tecnologias digitais. Pesquisa.

ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 202.92 kB
Downloads: 1874

SANTOS, Alan Lagoa; MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escola. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.

Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol

hot!
Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 08/05/2012
Tamanho: 514.19 kB
Downloads: 1935

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana; PIRES, Giovani De Lorenzi.Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol: a “Era Pós-Dunga” na Mídia. Revista da ALESDE (Curitiba), v.2, n.1, p.24-41, abril/2012.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.

Palavras-chave: Futebol; Identidade; Discurso midiático; Copa do Mundo da FIFA.

A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A MÍDIA E A SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

hot!
Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
Tamanho: 238.93 kB
Downloads: 1937

CHAGAS, Janaína Carvalho; MEZZAROBA, Cristiano. A mídia e a sua relevância nas práticas pedagógicas para Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

A pesquisa reflete sobre a cultura corporal de movimento, Educação Física escolar e sobre a importância da mídia na infância e nas praticas pedagógicas. Sabemos que a Cultura corporal de movimento participa da Educação Física como objeto de estudo e se relaciona cada vez mais com as questões midiáticas. Diante da sua presença marcante, a mídia exerce um grande papel em nosso cotidiano, ditando e formando novos sentidos a serem seguidos. Toda essa influência refere-se ao poder simbólico que vem sendo incorporado pelas pessoas e que se revela através das praticas corporais. O estudo bibliográfico, caracterizado por uma análise documental trará as fontes para melhor refletir e conhecer a relevância da mídia na Educação Física Escolar.