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OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE

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Adicionado em: 26/03/2013
Date modified: 20/05/2013
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BOMFOCO, Marco Antônio; AZEVEDO, Victor de Abreu. Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na visão de J. P. GEE. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V. 10 Nº 3, dezembro, 2012. 

Resumo

A importância dos jogos para a aprendizagem é reconhecida por autores clássicos da psicologia. Este texto explora a aprendizagem nos jogos eletrônicos a partir da contribuição de James Paul Gee (2004, 2008 e 2009). Para isso, apresenta os conceitos de domínio semiótico e de princípios de aprendizagem desenvolvidos pelo autor. Segundo Gee, há diferentes domínios semióticos que podem se relacionar entre si. No domínio semiótico dos jogos eletrônicos, vários princípios de aprendizagem importantes à vida contemporânea podem ser desenvolvidos. Os jogos eletrônicos, além de apresentarem conteúdo, promovem aprendizagens que podem ser transpostas a outros domínios semióticos. A educação, nos seus diversos âmbitos, pode se beneficiar deste formato cultural.

Possibilidades multidisciplinares Possibilidades multidisciplinares

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Adicionado em: 21/09/2012
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MEZZAROBA, Cristiano.Possibilidades multidisciplinares: tornando possível a aproximação entre Educação Física e a Sociologia. Conhecimento Online, Ano 4, v. 2, set./2012. Disponível em:  http://www.feevale.br/site/hotsite/tpl/86/arquivos/4-2-2012/7%20-%20POSSIBILIDADES%20MULTIDISCIPLINARES.pdf

RESUMO

Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.

Palavras-chave: Mídia-educação. Abordagem multidisciplinar. Educação Física. Sociologia.

Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol

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Adicionado em: 08/05/2012
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THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana; PIRES, Giovani De Lorenzi.Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol: a “Era Pós-Dunga” na Mídia. Revista da ALESDE (Curitiba), v.2, n.1, p.24-41, abril/2012.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.

Palavras-chave: Futebol; Identidade; Discurso midiático; Copa do Mundo da FIFA.

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
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MEZZAROBA, Cristiano. Sociologia e Educação Física: abordagem multidisciplinar no trato com o conhecimento e na formação inicial. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.15,  2012.

RESUMO

As reflexões contidas neste ensaio teórico se propõem a pensar, a partir de uma abordagem multidisciplinar, os campos da Sociologia e da Educação Física (EF). O texto aborda a atual discussão do retorno da Sociologia enquanto componente curricular às instituições escolares, as possíveis implicações disso e uma breve contextualização da formação de professores de Sociologia no Brasil. Na tentativa de aproximar Sociologia e EF, no que se refere ao trato com o conhecimento na escola e na universidade, tecemos aproximações entre essas duas disciplinas, tendo em vista a necessidade iminente de pensarmos em um trato diferenciado e criativo para ampliar o repertório cultural e de conhecimentos daqueles diretamente envolvidos (professores, pesquisadores, alunos). Um recurso teórico-metodológico é sugerido, ou seja, a perspectiva da mídia-educação, e os exemplos de “pontes” que podem ser realizadas são os mais diversos: a manifestação do fenômeno esportivo na atualidade; as questões corporais; os padrões de beleza; as discussões sobre estética e saúde; as relações com o consumo; as interferências e influências da mídia nesses processos todos; as possibilidades a partir das tecnologias de informação e comunicação seja no âmbito escolar ou mesmo fora dele, as transformações históricas disso tudo até este momento atual e as implicações ao campo educacional e cultural etc. Com isso, pretende-se, ao aproximar Sociologia e EF, fazer com que estratégias de intervenções sejam voltadas a ações educativas que sejam criativas, questionadores, participativas, esclarecedoras e que permitam a construção de uma efetiva cultura cidadã para nossos jovens.