Detalhes de Acesso Aberto em Educação Física na UFSC: contribuições do LaboMidia.

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Nome:Acesso Aberto em Educação Física na UFSC: contribuições do LaboMidia.
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POFFO, B.; FERRARI, R.; PIRES, G.. Acesso Aberto em Educação Física na UFSC: contribuições do LaboMidia. II EUSEER, Brasil, jun. 2012. Disponível em: <http://euseer.ibict.br/index.php/iieuseer/2euseer/paper/view/149>. Data de acesso: 22 Jun. 2012.

RESUMO

A produção e veiculação do conhecimento científico em Educação Física no Brasil é prática acadêmica ainda pequena e relativamente recente, ganhando primeiro impulso com a criação dos programas de pós-graduação, em nível de mestrado nos anos 80 e de doutorado na década de 90. A atual política de incentivo aos sistemas digitais de acesso aberto, promovida pelo IBICT/MCT, gerou novo e relevante incentivo, a partir de curso oferecido a editores de revistas da área, como atividade da programação científica do I CONBIDE (Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva, Brasília, abril/2006), promoção do Ministério do Esporte, IASI e CEV (Centro Esportivo Virtual). Resultado disso, há hoje cerca de 15 periódicos da Educação Física na plataforma SEER. Além disso, a principal entidade científica da área, o CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte) administra, desde 2008, seus eventos regionais, temáticos e nacional através do SOAC, com a disponibilização on line dos respectivos anais. E em 2010, foi implantado o primeiro repositório digital da área de esporte e lazer, utilizando o DSPACE. Em tal cenário, importa destacar o protagonismo do LaboMidia/UFSC – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/www.labomidia.ufsc.br – na proposição, criação e gestão do RIRC (repositório institucional da Rede CEDES), em parceria Ministério do Esporte/UFSC, e no apoio editorial à Motrivivência, tradicional revista da área, criada em 1988, que se encontra disponível, com todo o seu acervo digitalizado, no Portal de Periódicos da UFSC. As duas ações apoiadas pelo LaboMidia contribuem para a preservação e a socialização do conhecimento científico, bem como constituem-se em experiência acadêmica relevante no desenvolvimento da cultura colaborativa na formação inicial e na pós-graduação em Educação Física na UFSC.

Nome do arquivo:2012_resumo_EUSEER.pdf
Tamanho: 137.49 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 21/09/2012 17:30
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1505 Acessos
Atualizado em: 29/11/2012 16:42
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