Detalhes de UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

PropertyValue
Nome:UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
Descrição:

BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz. UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: estudo a partir da mídia. 2012. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

RESUMO

Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, pois com a aproximação da Copa/2014 que acontecerá em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem que estava imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com o objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito, característica advinda das primeiras apresentações do time canarinho em solo Europeu e que foram sendo esquecidas ou perdidas nos últimos ciclos do futebol mundial. Então, o objetivo foi analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O corpus da pesquisa se constitui por um mix de matérias veiculadas nos portais de noticias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital das mídias ao depositar todas as matérias de relevância do dia-a-dia dos diferentes veículos. A coleta dos dados incluiu os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após a etapa de pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Com este corpus tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado.
Nome do arquivo:2012-Monografia-Angelo.pdf
Tamanho: 666.09 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 29/11/2012 15:59
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1564 Acessos
Atualizado em: 29/11/2012 16:01
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: