Detalhes de Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol

PropertyValue
Nome:Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol
Descrição:

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana; PIRES, Giovani De Lorenzi.Reconstruindo a Imagem/Identidade da Seleção Brasileira de Futebol: a “Era Pós-Dunga” na Mídia. Revista da ALESDE (Curitiba), v.2, n.1, p.24-41, abril/2012.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.

Palavras-chave: Futebol; Identidade; Discurso midiático; Copa do Mundo da FIFA.

Nome do arquivo:2012_Lyana-revALESDE.pdf
Tamanho: 514.19 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 08/05/2012 12:37
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:1956 Acessos
Atualizado em: 08/05/2012 12:39
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: