Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

A influência da mídia na construção A influência da mídia na construção

Tamanho: 367 kB

AZEVEDO, Victor Valdez Dantas; MEZZAROBA, Cristiano. A influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovens. In: X SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS, 2013, São Cristóvão/SE. Anais..., 10, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 01 a 04 julho 2013.

RESUMO:

Esta pesquisa visa perceber a influência que a mídia tem ou não na escolha dos ídolos esportivos para os jovens e o que faz com essa “idolatria” influencie nos seus costumes. Entender como a mídia cria estratégias para manter e sempre renovar a personificação pelos atletas ajudará a perceber se existe ou não essa influência, mas sem deixar de questionar que o sujeito tem uma recepção individual das informações. Por isso preciso entender e discutir sobre todas as mídias e seus processos, principalmente, enfatizando as novas mídias, onde quase todos os jovens têm acesso e utilizam a cada dia mais.

As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições

Date modified: 19/09/2013
SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições e efetivações nas práticas pedagógicas: investigando os professores do Colégio Estadual Murillo Braga. In: X SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS, 2013, São Cristóvão/SE. Anais..., 10, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 01 a 04 julho 2013.

RESUMO:

Essa pesquisa tem como principal questão: “como se realiza a prática dos professores de Educação Física do Colégio Estadual Murilo Braga, da rede pública de Itabaiana-SE?” A partir desse questionamento problematizamos as possíveis efetivações e contribuições das teorias pedagógicas progressistas da Educação Física no âmbito escolar, as quais estão descritas na bibliografia desse trabalho, e aqui compreendidas a crítico-superadora, crítico emancipatória e a de aulas abertas às experiências.

Burlando o círculo mágico Burlando o círculo mágico

Adicionado em: 13/09/2013
Date modified: 13/09/2013

JUNIOR, Gilson Cruz. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5050

RESUMO:

Este ensaio tem como objetivo apresentar o conceito e os fundamentos da gamificação, na tentativa de evidenciar suas inserções no universo das práticas corporais. Para isso, analisa dois casos distintos que evidenciam a presença desse fenômeno no âmbito da atividade física e do esporte, respectivamente. Enquanto o primeiro discorre sobre a linha de produtos Nike+, o segundo se volta ao game on-line Cartola FC. Por fim, tece considerações a respeito das implicações trazidas pela gamificação aos papeis cumpridos pelo jogo, bem como às oportunidades que oferece ao movimento humano, para além dos videogames convencionais.

Formação de professores e letramento digital Formação de professores e letramento digital

Date modified: 19/09/2013

BIANCHI, Paula: PIRES, Giovani De Lorenzi.  Formação de professores e letramento digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5135

RESUMO:

A partir da expansão do ensino superior e do contexto transformado pelas TICs, especialmente no que se refere à educação, estamos buscando, por meio dessa pesquisa, investigar manifestações e espaços de discussão acerca da mídia-educação nos desenhos curriculares de cursos de licenciatura de diferentes áreas (ciências naturais, ciências humanas e Educação Física), em três universidades federais recém-criadas na região Sul do país. Busca-se identificar e compreender como as “novas” universidades vêm se apropriando da cultura digital e integrando o letramento digital na formação de futuros professores. Este texto apresenta-se como um projeto de pesquisa em andamento junto ao PPGEF/UFSC, por isso carece ainda de resultados, cujo propósito é discutir e aprofundar possibilidades.

Jogos olímpicos de londres 2012. Jogos olímpicos de londres 2012.

Adicionado em: 13/09/2013
Date modified: 13/09/2013

GARCIA, Luciana Carolline Pina; SILVA, Renato Izidoro; SANTOS Anderson Pereira. Jogos olímpicos de Londres 2012: uma análise da cobertura do “jornal do estado” em Sergipe. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5196

RESUMO:

O esporte é um fenômeno admirado por muitos e está extremamente ligado aos meios de comunicação. Diante disso, a intenção aqui foi identificar como a mídia televisiva sergipana transmitiu os jogos Olímpicos de Londres/2012. Para isso, fez-se uso do acompanhamento diário de um telejornal local, na intenção de observar a presença ou não de fatos recorrentes ao evento esportivo em questão. Concluiu-se que a preparação antecipada da emissora para a transmissão do evento com as chamadas e propagandas não respondeu à expectativa inicial da pesquisa e possivelmente do telespectador, confirmando a dependência do local ao nacional.