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REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
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MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Reflexões e problematizações sobre a pesquisa em Educação Física: perspectivas para os 'filhos do casamento (in)feliz'. Kinesis, Santa Maria/RS, v.31, p. 107-124, 2013. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10077 >.

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo estabelecer reflexões em torno das pesquisas no campo da Educação Física (EF) a partir de suas implicações históricas, considerando a divisão/diferenciação nas formações profissionais (licenciatura/bacharelado), cursos que neste texto fazemos alusão como sendo os “dois filhos do casamento (in)feliz” que em plena “juventude” foram, por forças políticas e mercadológicas, afastados entre si, criando e sustentando dois nichos de pesquisa, de saberes e de intervenção no contexto da EF brasileira. Acreditamos ser necessário o diálogo respeitoso entre as partes no ato de se pesquisar numa área que ainda carece de seriedade acadêmica e profundidade teórica.

Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro.

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Adicionado em: 20/05/2013
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SILVA PIOVANI, V., DE LORENZI PIRES, G.. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Apertura electrónica, Norteamérica, 5, may. 2013. Disponible en: <http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura3/article/view/382/320>.

RESUMO

El objetivo de este trabajo fue abordar los principales aportes de la pedagogía Freinet, así como de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy, a fin de reflexionar cómo las contribuciones de cada propuesta pueden complementarse y perfeccionar entre sí. El texto surge del análisis bibliográfico, desarrollado como parte de una propuesta de disertación de maestría en Educación Física Escolar. Como síntesis, puede considerarse qué aspectos relacionados con la propuesta de Freinet, como la escucha de los alumnos, estímulo de la comunicación, la práctica de correspondencia interescolar, entre otros, están vinculados y pueden ser considerados antecesores de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy.

ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES

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Adicionado em: 22/05/2013
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CRUZ JUNIOR, Gilson. Entre bolas, cones e consoles: desafios dos jogos digitais no contexto da mídia-educação (física). Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 287-305, jan./abr. 2013.

RESUMO

Permeado pelos princípios da mídia-educação, este artigo discute sobre a temática dos jogos digitais, com o objetivo de identificar alguns dos pontos de tensão presentes em sua articulação com a Educação Física. Como resultado, infere que os fatores responsáveis pela não utilização de jogos digitais como instrumentos didáticos, são semelhantes àqueles que impedem a inserção de outras tecnologias, nos contextos de ensino-aprendizagem. Também observa que a abordagem genérica do objeto, indiferente às especificidades da linguagem dos videogames, contribui para a cristalização de formas de compreensão limitadas, que obstam tanto a decodificação plena das mensagens veiculadas por este meio, quanto o reconhecimento de seu potencial expressivo.

Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física

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Adicionado em: 06/12/2013
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FERMINO, Antonio Luis; POFFO, Bianca Natália; SANTOS, Silvan Menezes. Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física: um estudo de caso. Motrivivência, ano XXV, nº 41, p. 115-127, dez./2013.

RESUMO

Os megaeventos proporcionam diversas discussões nas universidades, eventos acadêmicos e também em momentos informais. Em meio a tantas reflexões, este estudo pretende discutir os megaeventos esportivos no sentido de compreender e apontar como eles podem refletir na formação dos futuros professores de Educação Física. A fase empírica foi realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CULTURA PARTICIPATIVA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E PONTOS DE CULTURA CULTURA PARTICIPATIVA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E PONTOS DE CULTURA

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Adicionado em: 22/05/2013
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GIRARDELLO, Gilka; PEREIRA, Rogério Santos; MUNARIM, Iracema. Cultura participativa, mídia-educação e pontos de cultura: aproximações conceituais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 239-258, jan./abr. 2013.

RESUMO

Este artigo é um exercício de aproximação entre dois referenciais teórico-metodológicos estudados em nosso grupo de pesquisa nos últimos anos, sempre à procura de responder às demandas educativas dos contextos em que atuamos, em ensino, pesquisa e extensão. O primeiro desses quadros de referência é o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva – criado no ano de 2004 pelo Ministério da Cultura para potencializar iniciativas já existentes no país e estimular e fortalecer uma rede nacional de criação e gestão cultural. Nossa reflexão toma como base os Novos Mapas Conceituais (BRASIL, 2009) sistematizados de forma colaborativa nos documentos do projeto Cultura Viva. O segundo quadro teórico de referência é a síntese propositiva dos desafios que a cultura participativa contemporânea coloca à mídia-educação, elaborada por um grupo de pesquisadores norte-americanos sob a coordenação de Henry Jenkins (JENKINS et al., 2006). Outro tema que atravessa a discussão neste artigo é o da tradução como mediação intercultural, que surge na busca por fazer aproximar e convergir ideias sobre mídia-educação e cultura participativa advindas de diferentes domínios linguísticos e culturais. A reflexão sobre essas diferentes realidades (propostas práticas, quadros teóricos e documentos) tenta resumir e organizar um imenso número de questões, por meio de um trabalho coletivo, polifônico e comprometido com as práticas culturais cotidianas, em escolas e comunidades. Nossa tentativa de “fazê-los conversar”, aqui apenas iniciada, é necessariamente um convite a que mais colegas entrem na conversa.