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Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar

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Adicionado em: 03/10/2013
Date modified: 03/10/2013
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PIOVANI, Verónica G. Silva; PIRES, Giovani De Lorenzi. Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar. Revista Licere, v. 16, n. 3, setembro/2013.

 

RESUMO: O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças.

PALAVRAS CHAVE: Jogos e Brinquedos. Educação Física e Treinamento. Atividades de Lazer. 

A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA

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Adicionado em: 04/11/2013
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SANTOS, Silvan Menezes dos; MEZZAROBA, Cristiano. A busca pelo ensino do esporte da escola em meio às manifestações do fenômeno esportivo na sociedade contemporânea. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo/RS, ano 5, Vol. 2, Outubro de 2013. Disponível em http://www.feevale.br/Comum/midias/e763ae8e-8ae9-4cc4-8063-f0a76e4099f1/1-A%20BUSCA%20PEL0%20ENSINO.pdf

RESUMO

Neste relato de trabalho monográfico concluído em julho/2011, trazemos discussões de uma observação participante em uma turma de 8º ano no CODAP/UFS, com o intuito de realizar uma proposta que fosse efetivada como possibilidade de pedagogização do esporte, a partir de uma experiência de prática de ensino realizada durante o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física e que foi balizada por princípios das concepções pedagógicas críticas da Educação Física. Notou-se como os aspectos ligados ao discurso midiático, à técnica corporal vinculada ao esporte de rendimento e também à forte relação da temática “gênero” no contexto esportivo estão presentes e são importantes na formação dos sujeitos e na própria formação profissional dos futuros professores de Educação Física.

Saúde e Mídia na Modernidade Líquida Saúde e Mídia na Modernidade Líquida

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Adicionado em: 12/09/2013
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CAETANO, Angélica. Saúde e Mídia na Modernidade Líquida: para pensar os desafios da Educação Física escolar. Praxia, UEG, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 180-191, 2013.

RESUMO

Viver com saúde (ou aparentar ser saudável) é hoje, mais do que nunca, uma preocupação que perpassa todos os segmentos da sociedade, inclusive os interesses de órgãos públicos e privados. Esta preocupação atravessa diferentes faixas etárias, classes sociais e gêneros e se apóia cada vez mais nos meios de comunicação de massa como principal conselheiro moderno. A Educação Física precisa se atentar e problematizar os discursos que envolvem essa temática em prol de uma formação crítica. Este ensaio tem como objetivo discursar sobre a relação saúde e ciência, contextualizando o desenrolar desta crença para os meios de comunicação na contemporaneidade, apoiando-se nas anotações do sociólogo Bauman.

MÍDIA-EDUCAÇÃO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS MÍDIA-EDUCAÇÃO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

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Adicionado em: 22/05/2013
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FANTIN, Monica; FERRARI, Rodrigo. Mídia-Educação e Recursos Educacionais Abertos: mediações e práticas de produzir/criar, encontrar e publicar na cultura digital. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 142-164, jan./abr. 2013. 

RESUMO

O artigo analisa alguns aspectos da cultura digital e as práticas culturais que as redes propiciam. A dimensão de autoria e produção nas redes digitais necessita mediações, e nesse sentido o texto enfatiza a importância de uma abordagem culturalista e ecológica da mídia-educação e suas perspectivas críticas, metodológicas e expressivas para assegurar diversas formas de participação nos processos educativos e na cultura. Para qualificar as formas de tal participação, o texto destaca a importância do entendimento dos novos letramentos e da alfabetização para internet como práticas sociais. Entre a diversidade de práticas pedagógicas nos contextos formativos e na cultura digital, o artigo discute outras formas de encontrar, criar e publicar recursos educacionais abertos e a importância de ressignificar os usos dos repositórios digitais na formação.

LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

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Adicionado em: 27/03/2013
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LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula 

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.

Palavras-chave - Jogos eletrônicos. Simulação. Educação. Software livre. Narrativas. LinCity-NG.