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A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA  NO TWITTER: A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER:

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Adicionado em: 17/03/2014
Date modified: 19/03/2014
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MENDES, Diego de Sousa et al. A campanha #foraricardoteixeira  no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 929-946, out./dez. 2013

Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demons- trava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

PAlAVRAS-CHAVE: Redes sociais; internet; estudo de caso; Educação Física. 

A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

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Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
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SANTOS, Verônica Moura, MEZZAROBA, Cristiano. A percepção da imagem corporal: algumas representações de corpo na juventude. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.18, n.182, julho/2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd182/a-percepcao-da-imagem-corporal-na-juventude.htm >.

RESUMO

Este artigo aborda uma temática que vem sendo muito discutida tanto nos meios de comunicação como na escola, que é a percepção da imagem corporal e a busca incessante pelo corpo “perfeito” entre os jovens. O objetivo deste trabalho foi entender o conceito de imagem corporal e qual a representação de corpo que os jovens têm e a partir disso discutir a influência da indústria midiática sobre esta concepção e também sobre a busca por este modelo corporal. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, em que selecionamos alguns livros e artigos de revistas eletrônicas que são tradicionais na área de Educação Física como Revista Pensar a Prática, Revista Movimento, Revista de Educação Física da Unioeste/PR, a Revista de Educação Física da UEM, o periódico EFDeportes.com e a Revista Praxia/UEG. Percebemos através desse trabalho bibliográfico que a influencia midiática pode “impor” padrões corporais que interferem, negativamente, na imagem corporal do jovem. Este corpo construído no inconsciente das pessoas pelo poder midiático, está influenciando de maneira perversa a auto-estima e autoimagem dos jovens, principalmente do sexo feminino.

REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adicionado em: 06/02/2014
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MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Reflexões e problematizações sobre a pesquisa em Educação Física: perspectivas para os 'filhos do casamento (in)feliz'. Kinesis, Santa Maria/RS, v.31, p. 107-124, 2013. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10077 >.

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo estabelecer reflexões em torno das pesquisas no campo da Educação Física (EF) a partir de suas implicações históricas, considerando a divisão/diferenciação nas formações profissionais (licenciatura/bacharelado), cursos que neste texto fazemos alusão como sendo os “dois filhos do casamento (in)feliz” que em plena “juventude” foram, por forças políticas e mercadológicas, afastados entre si, criando e sustentando dois nichos de pesquisa, de saberes e de intervenção no contexto da EF brasileira. Acreditamos ser necessário o diálogo respeitoso entre as partes no ato de se pesquisar numa área que ainda carece de seriedade acadêmica e profundidade teórica.

OS PADRÕES DE BELEZA CORPORAL MASCULINO OS PADRÕES DE BELEZA CORPORAL MASCULINO

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CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. Os padrões de beleza corporal masculino e as interfaces com a cultura, a ciência e o mercado. Praxia - Revista Online de Educação Física da UEG, Quirinópolis/GO, v.1, p. 21-36, 2013. Disponível em: <http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/praxia/article/view/891>.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange à triade cultura ciência e mercado, tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo a materialize no seu corpo - subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e, para subsidiá-lo, existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender às necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob esse aspecto, o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência e mercado, responsáveis pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 701-715, jul.-set/2013. Disponível em: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1316/879

RESUMO

O presente texto comunica o resultado de uma investigação que objetivou compreender como é desenvolvido o saber das práticas corporais num curso de licenciatura em Educação Física (EF) na modalidade a distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a análise dos dados foi desenvolvida com apoio do software Nvivo 9.1. Como resultado, destaca-se que o saber das práticas corporais marca a perspectiva dos componentes da equipe pedagógica, tanto na sua história de vida como em seus processos de escolarização, além de aparecer como preocupação no desenvolvimento do curso na modalidade a distância. Identifica-se essa preocupação, também, no projeto político pedagógico do curso, mas o processo pedagógico parece estar centrado no saber sobre as práticas corporais desenvolvidas através das mídias digitais.