Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

hot!
Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
Tamanho: 206.36 kB
Downloads: 3636
SANTOS, Verônica Moura, MEZZAROBA, Cristiano. A percepção da imagem corporal: algumas representações de corpo na juventude. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.18, n.182, julho/2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd182/a-percepcao-da-imagem-corporal-na-juventude.htm >.

RESUMO

Este artigo aborda uma temática que vem sendo muito discutida tanto nos meios de comunicação como na escola, que é a percepção da imagem corporal e a busca incessante pelo corpo “perfeito” entre os jovens. O objetivo deste trabalho foi entender o conceito de imagem corporal e qual a representação de corpo que os jovens têm e a partir disso discutir a influência da indústria midiática sobre esta concepção e também sobre a busca por este modelo corporal. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, em que selecionamos alguns livros e artigos de revistas eletrônicas que são tradicionais na área de Educação Física como Revista Pensar a Prática, Revista Movimento, Revista de Educação Física da Unioeste/PR, a Revista de Educação Física da UEM, o periódico EFDeportes.com e a Revista Praxia/UEG. Percebemos através desse trabalho bibliográfico que a influencia midiática pode “impor” padrões corporais que interferem, negativamente, na imagem corporal do jovem. Este corpo construído no inconsciente das pessoas pelo poder midiático, está influenciando de maneira perversa a auto-estima e autoimagem dos jovens, principalmente do sexo feminino.

A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA  NO TWITTER: A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER:

hot!
Adicionado em: 17/03/2014
Date modified: 19/03/2014
Tamanho: 515.59 kB
Downloads: 1215

MENDES, Diego de Sousa et al. A campanha #foraricardoteixeira  no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 929-946, out./dez. 2013

Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demons- trava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

PAlAVRAS-CHAVE: Redes sociais; internet; estudo de caso; Educação Física.