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LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

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Adicionado em: 27/03/2013
Date modified: 27/03/2013
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LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula 

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.

Palavras-chave - Jogos eletrônicos. Simulação. Educação. Software livre. Narrativas. LinCity-NG. 

RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças

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Adicionado em: 27/03/2013
Date modified: 27/03/2013
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RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças 

Este artigo descreve a utilização do Software RPG Maker 2003 em uma ação interdisciplinar de trabalho com mídias em uma escola particular. A experiência ocorreu durante o primeiro semestre de 2010 com uma turma de sexto ano com 11 integrantes. A proposta de atividade era o planejamento e o desenvolvimento de um jogo eletrônico. A metodologia utilizada na oficina, bem como as dificuldades e facilidades oferecidas pelo software são descritas. A experiência foi proveitosa na abordagem de mídia-educação. O RPG Maker 2003 mostrou-se um software que permite a aprendizagem e que oferece recursos que possibilitam desenvolver jogos diversificados e interessantes.