Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

Aproximações da Educação Física com a indústria cultural Aproximações da Educação Física com a indústria cultural

hot!
Adicionado em: 06/12/2013
Date modified: 06/12/2013
Tamanho: 760.45 kB
Downloads: 2631

ARAGÃO, Paula; FIAMONCINI, Luciana; POFFO, Bianca Natália; CARDOSO, Andréia Rodrigues de Souza. Aproximações da Educação Física com a indústria cultural. Motrivivência, ano XXV, nº 41, p. 290-304, dez./2013.

RESUMO

O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.

O esporte de alto rendimento faz mal à saúde? O esporte de alto rendimento faz mal à saúde?

hot!
Adicionado em: 06/12/2013
Date modified: 06/12/2013
Tamanho: 743.32 kB
Downloads: 11697

VIANA, Danielle Freire Wiltshire; MEZZAROBA, Cristiano. O esporte de alto rendimento faz mal à saúde? Uma análise das atletas da seleção brasileira de ginástica rítmica. Motrivivência, ano XXV, nº 41, p. 190-205, dez./2013.

RESUMO

Considerando as atletas da seleção brasileira de Ginástica Rítmica e seu contexto de treinamento esportivo, identificamos e analisamos as compreensões que essas atletas têm no que se refere à saúde. O tipo de pesquisa foi estudo de caso, com observação participante e entrevistas semi-estruturadas. A partir dos dados coletados, sintetizamos as análises nas categorias: “Habitus esportivo”, “O sonho das Olimpíadas” e “Saúde é só ausência de doença?”. Vemos uma visão restrita de que saúde, ao menos para essas atletas de alto rendimento, baseia-se apenas no controle das dores, portanto, uma visão restrita ao físico, sendo desconsideradas questões psicológicas e sociais.

Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física

hot!
Adicionado em: 06/12/2013
Date modified: 06/12/2013
Tamanho: 769 kB
Downloads: 1330

FERMINO, Antonio Luis; POFFO, Bianca Natália; SANTOS, Silvan Menezes. Megaeventos esportivos e formação de professores em Educação física: um estudo de caso. Motrivivência, ano XXV, nº 41, p. 115-127, dez./2013.

RESUMO

Os megaeventos proporcionam diversas discussões nas universidades, eventos acadêmicos e também em momentos informais. Em meio a tantas reflexões, este estudo pretende discutir os megaeventos esportivos no sentido de compreender e apontar como eles podem refletir na formação dos futuros professores de Educação Física. A fase empírica foi realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA

hot!
Adicionado em: 04/11/2013
Date modified: 04/11/2013
Tamanho: 393.68 kB
Downloads: 1440

SANTOS, Silvan Menezes dos; MEZZAROBA, Cristiano. A busca pelo ensino do esporte da escola em meio às manifestações do fenômeno esportivo na sociedade contemporânea. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo/RS, ano 5, Vol. 2, Outubro de 2013. Disponível em http://www.feevale.br/Comum/midias/e763ae8e-8ae9-4cc4-8063-f0a76e4099f1/1-A%20BUSCA%20PEL0%20ENSINO.pdf

RESUMO

Neste relato de trabalho monográfico concluído em julho/2011, trazemos discussões de uma observação participante em uma turma de 8º ano no CODAP/UFS, com o intuito de realizar uma proposta que fosse efetivada como possibilidade de pedagogização do esporte, a partir de uma experiência de prática de ensino realizada durante o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física e que foi balizada por princípios das concepções pedagógicas críticas da Educação Física. Notou-se como os aspectos ligados ao discurso midiático, à técnica corporal vinculada ao esporte de rendimento e também à forte relação da temática “gênero” no contexto esportivo estão presentes e são importantes na formação dos sujeitos e na própria formação profissional dos futuros professores de Educação Física.

Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar

hot!
Adicionado em: 03/10/2013
Date modified: 03/10/2013
Tamanho: 268.17 kB
Downloads: 1430

PIOVANI, Verónica G. Silva; PIRES, Giovani De Lorenzi. Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: um estudo de casos na Educação Física escolar. Revista Licere, v. 16, n. 3, setembro/2013.

 

RESUMO: O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças.

PALAVRAS CHAVE: Jogos e Brinquedos. Educação Física e Treinamento. Atividades de Lazer.