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Entre as mídias e o urbano Entre as mídias e o urbano

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Adicionado em: 17/09/2013
Date modified: 17/09/2013
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PEREIRA, Rogério Santos; Et al. Entre as mídias e o urbano: polifonia e agendamento da Copa do Mundo da FIFA 2014 na cidade de Florianópolis. Praxia, UEG, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 131-151, 2013.

RESUMO: 

Esta pesquisa objetivou investigar os modos de agendamento para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, a realizar-se no Brasil, a partir de uma etnografia na cidade de Florianópolis – SC. O campo, denominado “Triângulo Nervoso”, teve como limite espacial o centro da cidade e temporal o período de realização da Copa do Mundo da FIFA na África do Sul (2010). Ao se considerar a hipótese de que a referida Copa poderia servir de alavanca para a publicização da Copa no Brasil, tomamos como objeto as “mídias urbanas” (outdoors, vitrines, panfletos, etc.) além dos diversos discursos citadinos. Tal polifonia aponta para um “não agendamento”, haja vista a “mudez” da urbe sobre a temática.

Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD

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Adicionado em: 20/05/2013
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QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 185-205, abr/jun de 2013. Disponível em http://seer.ufrgs.br/Movimento/issue/view/1953

RESUMO

A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Pode-se perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.

SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Adicionado em: 06/02/2014
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LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 701-715, jul.-set/2013. Disponível em: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1316/879

RESUMO

O presente texto comunica o resultado de uma investigação que objetivou compreender como é desenvolvido o saber das práticas corporais num curso de licenciatura em Educação Física (EF) na modalidade a distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a análise dos dados foi desenvolvida com apoio do software Nvivo 9.1. Como resultado, destaca-se que o saber das práticas corporais marca a perspectiva dos componentes da equipe pedagógica, tanto na sua história de vida como em seus processos de escolarização, além de aparecer como preocupação no desenvolvimento do curso na modalidade a distância. Identifica-se essa preocupação, também, no projeto político pedagógico do curso, mas o processo pedagógico parece estar centrado no saber sobre as práticas corporais desenvolvidas através das mídias digitais.

A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA  NO TWITTER: A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER:

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Adicionado em: 17/03/2014
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MENDES, Diego de Sousa et al. A campanha #foraricardoteixeira  no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 929-946, out./dez. 2013

Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demons- trava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

PAlAVRAS-CHAVE: Redes sociais; internet; estudo de caso; Educação Física. 

A Orla de Atalaia em Aracaju/SE e seus equipamentos de esporte e lazer A Orla de Atalaia em Aracaju/SE e seus equipamentos de esporte e lazer

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Adicionado em: 03/09/2013
Date modified: 03/09/2013
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MENDES, Diego de Sousa et al. A Orla de Atalaia em Aracaju/SE e seus equipamentos de esporte e lazer como problemática de pesquisa: levantamento e discussão dos dados. Scientia Plena, Aracaju/SE, v. 9, n. 8, 2013.

RESUMO

O presente estudo analisou a infraestrutura de esporte e lazer da Orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE, entre maio e dezembro/2010, no qual se identificou as condições de manutenção, acesso e uso dos equipamentos de esporte e lazer desse espaço. Os dados indicam a predominância de equipamentos esportivos de lazer, em detrimento dos infantis e culturais; um processo gradativo de privatização de alguns equipamentos públicos; a ausência de projetos e políticas públicas de incentivo ao pleno acesso da população aos equipamentos; estrutura diversificada de suporte ao lazer, mas com deficiências em relação aos banheiros e transporte públicos e segurança no local. As conclusões indicam a necessidade do estado de Sergipe e do município de Aracaju reavaliarem e ampliarem as políticas públicas de esporte e lazer neste espaço, para garantir o pleno acesso da população local, e não apenas aos turistas e às classes mais abastadas.