Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

hot!
Adicionado em: 22/05/2013
Date modified: 22/05/2013
Tamanho: 352.79 kB
Downloads: 1952

LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani de Lorenzi. Tecnologias e a formação inicial do professor de Educação Física: reflexões sobre a educação a distância. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 60-81, jan./abr. 2013.

RESUMO

Seguindo a tendência das políticas públicas educacionais de incentivo à formação de professores, começamos a verificar a existência e ampliação da oferta de cursos de formação de professores de Educação Física na modalidade à distância. Neste sentido, nosso objetivo neste ensaio é refletir sobre algumas questões que se colocam como desafios, limites e possibilidades frente à educação a distância no âmbito da formação inicial de professores de Educação Física. As dúvidas e críticas recaem sobre a qualidade e os possíveis prejuízos que esta formação poderia trazer ao desvalorizar as experiências práticas e a educação em/com/através do movimento.

TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 03/10/2013
Date modified: 03/10/2013
Tamanho: 2.5 MB
Downloads: 2087

MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas as possibilidades de superação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 619-955, jul./set. 2013.

RESUMO

O presente ensaio trata da problemática da teoria e da prática no âmbito da Educação Física (EF) escolar. Ao versar sobre este litígio histórico, o texto tem como objetivo vislumbrar possibilidades de superação da mesma. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico a fim de estabelecermos as tensões que pautam tal relação na EF para posteriormente trazermos subsídios teóricos que apontem o suplantar de tal binário. Concluiu-se que a oposição entre teoria e prática teve muitos avanços em termos acadêmicos nessas três últimas décadas no campo da EF, mas ainda falta que esse avanço chegue com a mesma força no âmbito escolar. O que prevalece é um conservadorismo histórico, ora aliviado por projetos bastante localizados e bem sucedidos.

Aproximações da Educação Física com a indústria cultural Aproximações da Educação Física com a indústria cultural

hot!
Adicionado em: 06/12/2013
Date modified: 06/12/2013
Tamanho: 760.45 kB
Downloads: 2681

ARAGÃO, Paula; FIAMONCINI, Luciana; POFFO, Bianca Natália; CARDOSO, Andréia Rodrigues de Souza. Aproximações da Educação Física com a indústria cultural. Motrivivência, ano XXV, nº 41, p. 290-304, dez./2013.

RESUMO

O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.

Da realidade em jogo ao jogo na realidade Da realidade em jogo ao jogo na realidade

hot!
Adicionado em: 17/09/2013
Date modified: 17/09/2013
Tamanho: 203.89 kB
Downloads: 3157

JUNIOR, Gilson Cruz. Da realidade em jogo ao jogo na realidade: os games como baluartes da mudança social. Praxia, UEG, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 174-179, 2013.

RESUMO:

Essa resenha descreve e analisa o livro escrito por Jane McGonigal, intitulado "A realidade em jogo: por que os games nos tronam melhores e como eles podem mudar o mundo", e publicado em 2012 pela editora BestSeller. Trata-se de uma obra que defende uma hipótese relativamente ousada e controversa: muito mais do que formas de entretenimento, os games são capazes de desencadear transformações sociais significativas, e no futuro contribuirão para solução de vários problemas globais.

 

RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças

hot!
Adicionado em: 27/03/2013
Date modified: 27/03/2013
Tamanho: 38.35 kB
Downloads: 3587

RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças 

Este artigo descreve a utilização do Software RPG Maker 2003 em uma ação interdisciplinar de trabalho com mídias em uma escola particular. A experiência ocorreu durante o primeiro semestre de 2010 com uma turma de sexto ano com 11 integrantes. A proposta de atividade era o planejamento e o desenvolvimento de um jogo eletrônico. A metodologia utilizada na oficina, bem como as dificuldades e facilidades oferecidas pelo software são descritas. A experiência foi proveitosa na abordagem de mídia-educação. O RPG Maker 2003 mostrou-se um software que permite a aprendizagem e que oferece recursos que possibilitam desenvolver jogos diversificados e interessantes.