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Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro.

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Adicionado em: 20/05/2013
Date modified: 20/05/2013
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SILVA PIOVANI, V., DE LORENZI PIRES, G.. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Apertura electrónica, Norteamérica, 5, may. 2013. Disponible en: <http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura3/article/view/382/320>.

RESUMO

El objetivo de este trabajo fue abordar los principales aportes de la pedagogía Freinet, así como de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy, a fin de reflexionar cómo las contribuciones de cada propuesta pueden complementarse y perfeccionar entre sí. El texto surge del análisis bibliográfico, desarrollado como parte de una propuesta de disertación de maestría en Educación Física Escolar. Como síntesis, puede considerarse qué aspectos relacionados con la propuesta de Freinet, como la escucha de los alumnos, estímulo de la comunicación, la práctica de correspondencia interescolar, entre otros, están vinculados y pueden ser considerados antecesores de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy.

REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
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MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Reflexões e problematizações sobre a pesquisa em Educação Física: perspectivas para os 'filhos do casamento (in)feliz'. Kinesis, Santa Maria/RS, v.31, p. 107-124, 2013. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10077 >.

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo estabelecer reflexões em torno das pesquisas no campo da Educação Física (EF) a partir de suas implicações históricas, considerando a divisão/diferenciação nas formações profissionais (licenciatura/bacharelado), cursos que neste texto fazemos alusão como sendo os “dois filhos do casamento (in)feliz” que em plena “juventude” foram, por forças políticas e mercadológicas, afastados entre si, criando e sustentando dois nichos de pesquisa, de saberes e de intervenção no contexto da EF brasileira. Acreditamos ser necessário o diálogo respeitoso entre as partes no ato de se pesquisar numa área que ainda carece de seriedade acadêmica e profundidade teórica.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESPORTE E O LAZER CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESPORTE E O LAZER

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Adicionado em: 03/10/2013
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SILVEIRA, Juliano. Considerações sobre o Esporte e o Lazer: entre direitos sociais e projetos sociais. Licere, Belo Horizonte, v.16, n.1, mar/2013.

RESUMO

Este artigo objetiva discutir o direito ao esporte e ao lazer na sociedade contemporânea, baseando-se nas imbricações entre este e a ascensão dos projetos esportivos sociais realizados por Empresas privadas ou instituições do Terceiro Setor. A análise nos indica que, em virtude da adoção de características neoliberais, o Estado deixa de oferecer o esporte e o lazer de maneira universal. E, assim, abre espaço para que outras instituições utilizem o esporte em programas restritos a determinadas comunidades e com fins utilitaristas, voltados para a solução de problemas sociais que tendem a extrapolar os limites do esporte. A estrutura do texto é a seguinte: são apresentadas considerações sobre o esporte e o lazer como direitos sociais; a perspectiva da responsabilidade social das empresas e as intervenções do Terceiro setor; a perspectiva do esporte social e, ao final, é realizada a síntese das discussões.

DIALOGICIDADE COMO DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MÍDIA DIALOGICIDADE COMO DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MÍDIA

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Adicionado em: 22/05/2013
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LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Dialogicidade como desafio de pesquisa em educação e mídia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 360-388, jan./abr. 2013.

RESUMO

Trata-se de um ensaio que discute o binômio educação e mídia como categorias teóricas substantivas e toma uma experiência teórico-metodológica de pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, com jovens de uma escola pública sergipana como referência. O questionário, os filmes seguidos de roda de conversa e a produção de jornal e vídeo foram os procedimentos metodológicos. Reconhece que as inovações tecnológicas se constituem em artefato significativo na vida dos sujeitos e aponta a formação como desafio estratégico para afirmar protagonismos e dialogicidade na ambiência escolar.

Educação Física e tecnologias de informação e comunicação - TICs: uma aproximação para a transformação? Educação Física e tecnologias de informação e comunicação - TICs: uma aproximação para a transformação?

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LISBOA, M.; ZIEGLER, A. Educação Física e tecnologias de informação e comunicação - TICs: uma aproximação para a transformação?. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade. Salvador/BA, v.1, n. 1, p. 153-158, jul.-dez./2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/6604/4860. Acesso em: 01 Jun. 2013.

RESUMO

A nossa aproximação com o trabalho resenhado a seguir, ocor- reu após um levantamento da produção em Educação Física e Mídia nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, realiza- do como uma tarefa didático-pedagógica da disciplina Seminário Avançado de Pesquisa em Educação Física, Mídia e Tecnologias1, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Uni- versidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Concomitantemente, foi lançado o desafio de nos debruçarmos com mais profundidade e detalhamento em uma pesquisa (tese), refletindo e dialogando com/sobre os saberes e fazeres científicos da temática de estudo.