Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA  NO TWITTER: A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER:

hot!
Adicionado em: 17/03/2014
Date modified: 19/03/2014
Tamanho: 515.59 kB
Downloads: 1245

MENDES, Diego de Sousa et al. A campanha #foraricardoteixeira  no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 929-946, out./dez. 2013

Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demons- trava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

PAlAVRAS-CHAVE: Redes sociais; internet; estudo de caso; Educação Física. 

A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA A BUSCA PELO ENSINO DO ESPORTE DA ESCOLA

hot!
Adicionado em: 04/11/2013
Date modified: 04/11/2013
Tamanho: 393.68 kB
Downloads: 1440

SANTOS, Silvan Menezes dos; MEZZAROBA, Cristiano. A busca pelo ensino do esporte da escola em meio às manifestações do fenômeno esportivo na sociedade contemporânea. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo/RS, ano 5, Vol. 2, Outubro de 2013. Disponível em http://www.feevale.br/Comum/midias/e763ae8e-8ae9-4cc4-8063-f0a76e4099f1/1-A%20BUSCA%20PEL0%20ENSINO.pdf

RESUMO

Neste relato de trabalho monográfico concluído em julho/2011, trazemos discussões de uma observação participante em uma turma de 8º ano no CODAP/UFS, com o intuito de realizar uma proposta que fosse efetivada como possibilidade de pedagogização do esporte, a partir de uma experiência de prática de ensino realizada durante o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física e que foi balizada por princípios das concepções pedagógicas críticas da Educação Física. Notou-se como os aspectos ligados ao discurso midiático, à técnica corporal vinculada ao esporte de rendimento e também à forte relação da temática “gênero” no contexto esportivo estão presentes e são importantes na formação dos sujeitos e na própria formação profissional dos futuros professores de Educação Física.