Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro.

hot!
Adicionado em: 20/05/2013
Date modified: 20/05/2013
Tamanho: 187.63 kB
Downloads: 1294

SILVA PIOVANI, V., DE LORENZI PIRES, G.. Pedagogía de los medios y pedagogía Freinet: puntos de encuentro. Apertura electrónica, Norteamérica, 5, may. 2013. Disponible en: <http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura3/article/view/382/320>.

RESUMO

El objetivo de este trabajo fue abordar los principales aportes de la pedagogía Freinet, así como de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy, a fin de reflexionar cómo las contribuciones de cada propuesta pueden complementarse y perfeccionar entre sí. El texto surge del análisis bibliográfico, desarrollado como parte de una propuesta de disertación de maestría en Educación Física Escolar. Como síntesis, puede considerarse qué aspectos relacionados con la propuesta de Freinet, como la escucha de los alumnos, estímulo de la comunicación, la práctica de correspondencia interescolar, entre otros, están vinculados y pueden ser considerados antecesores de los estudios de pedagogía de los medios, mídia-educação y media literacy.

REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
Tamanho: 132.48 kB
Downloads: 1290
MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Reflexões e problematizações sobre a pesquisa em Educação Física: perspectivas para os 'filhos do casamento (in)feliz'. Kinesis, Santa Maria/RS, v.31, p. 107-124, 2013. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10077 >.

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo estabelecer reflexões em torno das pesquisas no campo da Educação Física (EF) a partir de suas implicações históricas, considerando a divisão/diferenciação nas formações profissionais (licenciatura/bacharelado), cursos que neste texto fazemos alusão como sendo os “dois filhos do casamento (in)feliz” que em plena “juventude” foram, por forças políticas e mercadológicas, afastados entre si, criando e sustentando dois nichos de pesquisa, de saberes e de intervenção no contexto da EF brasileira. Acreditamos ser necessário o diálogo respeitoso entre as partes no ato de se pesquisar numa área que ainda carece de seriedade acadêmica e profundidade teórica.

RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças

hot!
Adicionado em: 27/03/2013
Date modified: 27/03/2013
Tamanho: 38.35 kB
Downloads: 3555

RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças 

Este artigo descreve a utilização do Software RPG Maker 2003 em uma ação interdisciplinar de trabalho com mídias em uma escola particular. A experiência ocorreu durante o primeiro semestre de 2010 com uma turma de sexto ano com 11 integrantes. A proposta de atividade era o planejamento e o desenvolvimento de um jogo eletrônico. A metodologia utilizada na oficina, bem como as dificuldades e facilidades oferecidas pelo software são descritas. A experiência foi proveitosa na abordagem de mídia-educação. O RPG Maker 2003 mostrou-se um software que permite a aprendizagem e que oferece recursos que possibilitam desenvolver jogos diversificados e interessantes. 

SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

hot!
Adicionado em: 06/02/2014
Date modified: 06/02/2014
Tamanho: 137.06 kB
Downloads: 1167

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 701-715, jul.-set/2013. Disponível em: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1316/879

RESUMO

O presente texto comunica o resultado de uma investigação que objetivou compreender como é desenvolvido o saber das práticas corporais num curso de licenciatura em Educação Física (EF) na modalidade a distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a análise dos dados foi desenvolvida com apoio do software Nvivo 9.1. Como resultado, destaca-se que o saber das práticas corporais marca a perspectiva dos componentes da equipe pedagógica, tanto na sua história de vida como em seus processos de escolarização, além de aparecer como preocupação no desenvolvimento do curso na modalidade a distância. Identifica-se essa preocupação, também, no projeto político pedagógico do curso, mas o processo pedagógico parece estar centrado no saber sobre as práticas corporais desenvolvidas através das mídias digitais.

Saúde e Mídia na Modernidade Líquida Saúde e Mídia na Modernidade Líquida

hot!
Adicionado em: 12/09/2013
Date modified: 19/09/2013
Tamanho: 227.11 kB
Downloads: 1482

CAETANO, Angélica. Saúde e Mídia na Modernidade Líquida: para pensar os desafios da Educação Física escolar. Praxia, UEG, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 180-191, 2013.

RESUMO

Viver com saúde (ou aparentar ser saudável) é hoje, mais do que nunca, uma preocupação que perpassa todos os segmentos da sociedade, inclusive os interesses de órgãos públicos e privados. Esta preocupação atravessa diferentes faixas etárias, classes sociais e gêneros e se apóia cada vez mais nos meios de comunicação de massa como principal conselheiro moderno. A Educação Física precisa se atentar e problematizar os discursos que envolvem essa temática em prol de uma formação crítica. Este ensaio tem como objetivo discursar sobre a relação saúde e ciência, contextualizando o desenrolar desta crença para os meios de comunicação na contemporaneidade, apoiando-se nas anotações do sociólogo Bauman.