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TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Adicionado em: 22/05/2013
Date modified: 22/05/2013
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LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani de Lorenzi. Tecnologias e a formação inicial do professor de Educação Física: reflexões sobre a educação a distância. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 8, n. 1, p. 60-81, jan./abr. 2013.

RESUMO

Seguindo a tendência das políticas públicas educacionais de incentivo à formação de professores, começamos a verificar a existência e ampliação da oferta de cursos de formação de professores de Educação Física na modalidade à distância. Neste sentido, nosso objetivo neste ensaio é refletir sobre algumas questões que se colocam como desafios, limites e possibilidades frente à educação a distância no âmbito da formação inicial de professores de Educação Física. As dúvidas e críticas recaem sobre a qualidade e os possíveis prejuízos que esta formação poderia trazer ao desvalorizar as experiências práticas e a educação em/com/através do movimento.

TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Adicionado em: 03/10/2013
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MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas as possibilidades de superação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 619-955, jul./set. 2013.

RESUMO

O presente ensaio trata da problemática da teoria e da prática no âmbito da Educação Física (EF) escolar. Ao versar sobre este litígio histórico, o texto tem como objetivo vislumbrar possibilidades de superação da mesma. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico a fim de estabelecermos as tensões que pautam tal relação na EF para posteriormente trazermos subsídios teóricos que apontem o suplantar de tal binário. Concluiu-se que a oposição entre teoria e prática teve muitos avanços em termos acadêmicos nessas três últimas décadas no campo da EF, mas ainda falta que esse avanço chegue com a mesma força no âmbito escolar. O que prevalece é um conservadorismo histórico, ora aliviado por projetos bastante localizados e bem sucedidos.