Detalhes de LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

PropertyValue
Nome:LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula
Descrição:

LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula 

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.

Palavras-chave - Jogos eletrônicos. Simulação. Educação. Software livre. Narrativas. LinCity-NG. 

Nome do arquivo:2013-Victor_5.pdf
Tamanho: 301.21 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:admin
Criado em: 27/03/2013 08:53
Visitas:Everybody
Responsável:admin
Acessos:1820 Acessos
Atualizado em: 27/03/2013 08:55
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: