Outras Produções

Acesso aberto as outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2014.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

LEGADOS SOCIAIS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS LEGADOS SOCIAIS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

hot!
Adicionado em: 17/06/2015
Date modified: 17/06/2015
Tamanho: 192.18 kB
Downloads: 353

PIRES, Giovani de Lorenzi. LEGADOS SOCIAIS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: em busca de pautas construtivas para a mídia. Brasília: ANDI/UNICEF, 2014.

RESUMO

A Copa das Confederações de 2013, disputada de 15 a 30 de junho, foi um teste de luxo para os megaeventos que terão sede no Brasil: a Copa do Mundo da FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016). Ainda que tenham algumas diferenças quanto às suas características, a organização dos dois eventos esportivos poderá se beneficiar do que foi observado nas seis sedes da Copa das Confederações. Há de se considerar, no entanto, que as manifestações sociais ocorridas, muitas delas marcadas por atos de vandalismo e repressão policial, contaminaram, por assim dizer, a cobertura jornalística do evento. Ainda assim, e mesmo porque entre as pautas dos protestos estavam os altos investimentos públicos para com os megaeventos, é relevante tentar compreender como os tais eventos tem sido retratados pela imprensa brasileira, já que as representações que nossa sociedade constrói sobre eles advém, em grande parte, da cobertura feita pelos meios. Em outras palavras, interessa saber quais são os aspectos que tem merecido maior destaque, assim como identificar as “áreas de sombra”, sobre as quais a mídia parece ter dificuldades em cobrir.

Oficina Jornalismo - Grandes Eventos Esportivos e Legado Social Oficina Jornalismo - Grandes Eventos Esportivos e Legado Social

hot!
Adicionado em: 17/06/2015
Date modified: 17/06/2015
Tamanho: 2.35 MB
Downloads: 344

Material utilizado para oficina ministrada pelo Prof. Giovani Pires para jornalistas da mídia nacional sobre as possibilidades para cobertura jornalística dos megaeventos esportivos no país.

Por que não vaiamos Angela Merkel? Por que não vaiamos Angela Merkel?

hot!
Adicionado em: 04/07/2014
Date modified: 04/07/2014
Tamanho: 382.7 kB
Downloads: 483

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana. Por que não vaiamos Angela Merkel? Observatório da Imprensa, ano 18, n. 805, 01/julho/2014. Disponível emhttp://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed805_por_que_nao_vaiamos_angela_merkel .

Nesta primeira fase da Copa do Mundo no Brasil, a mídia demonstrou que nem só de craques, dribles ou gols vive uma cobertura futebolística. A presença de representantes governamentais e da realeza mundial nas primeiras partidas comprova a importância da união entre popularidade e visibilidade que só o futebol parece conseguir.