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 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012

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ZIEGLER, Aline; POFFO, Bianca Natália; CRUZ JUNIOR, Gilson; SANTOS, Silvan Menezes. 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e as boas-vindas ao Rio/2016. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014

RESUMO 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Olímpicos 2012; Londres; Enquadramento; Discurso midiático. 

#Joga pra mim? #Joga pra mim?

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LISBÔA, Mariana Mendonça. #Joga pra mim? Publicidade e Infância na Copa do Mundo de Futebol. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014.

RESUMO

O objetivo deste artigo é compreender, de maneira crítica, as relações entre publicidade, esporte e infância. Para tanto, além de buscar articular alguns elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, dialogaremos com a campanha publicitária da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014, composta pelo slogan “#Jogapramim”. Observa-se o “entretenimento publicitário interativo” (COVALESKI, 2010) como uma nova linguagem dos meios de comunicação, que explora o conteúdo esportivo na elaboração de “narrativas transmidiáticas” (JENKINS, 2009). Neste cenário as crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado (direto ou indiretamente) e por contribuir ao apelo emocional. Educação (Física) e comunicação estabelecem, assim, novas e profícuas possibilidades de abordagens, tendo em vista que a (trans)formação esportiva, que se deseja esclarecida e emancipada, necessita considerar a  publicização do esporte e da criança, como perspectiva de uma crítica a cultura, através da mídia-educação.  

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Esporte, Criança.  

A conquista de Arthur Zanetti A conquista de Arthur Zanetti

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SILVEIRA, Juliano; MUNARIM, Iracema; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; FIAMONCINI, Luciana; FAUTH, Fernanda; CAETANO, Angélica; SEÁRA, Éliton Clayton Rufino. A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014.

RESUMO 

O presente estudo trata da cobertura jornalística realizada por três emissoras de TV aberta (Record, Globo e Bandeirantes), nos jogos olímpicos de Londres 2012, sobre o ginasta brasileiro Arthur Zanetti. A investigação propôs uma análise a partir da teoria do enquadramento, sendo que nosso olhar centrou-se em como as emissoras veicularam a vitória do ginasta. Identificamos no material observado uma série de atitudes compensatórias por parte das emissoras, em relação ao atleta, que até sua classificação, não havia sido agendado. O material analisado apontou que a cobertura das emissoras centrou-se na apresentação do atleta, sua identificação com o telespectador e na criação do mesmo como ídolo esportivo.    

PALAVRAS-CHAVE: mídia; jogos olímpicos; enquadramento.

A Copa no Brasil A Copa no Brasil

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RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MEZZAROBA, Cristiano; QUARANTA, André Marsiglia; ZOBOLI, Fabio. A Copa no Brasil: uma imersão no âmbito escolar para um debate midiático, crítico e reflexivo! In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014. v. 1. p. 1-16. 

RESUMO 

Este estudo representa a interface Mídia e Educação Física, a partir de um projeto de imersão no ambiente escolar, compreendendo os aspectos de pesquisa e extensão. Realizado em duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe cujo objetivo foi analisar o processo de Mídia-Educação em torno da Copa do Mundo de Futebol. De abordagem qualitativa, caracterizou-se enquanto uma pesquisa-formação em que as faces da mídia (impressa, rádio, televisão, internet), foram fomentadoras da reflexão crítica em torno deste megaevento esportivo a partir de dois eixos norteadores: “Mídia-Educação e Copa do Mundo de Futebol/2014: A escola como protagonista” e “Cinema em Debate: uma possibilidade de intervenção”. O processo de intervenção provocou a reflexão crítica dos alunos para as mensagens da mídia em torno da Copa do Mundo de Futebol, o que foi materializado na construção de um jornal.  

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Copa do Mundo; Mídia

A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC

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POFFO, Bianca Natália. A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC: estudo sobre documentos curriculares e produção acadêmica. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO  

Este estudo realizou uma análise do contexto documental do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, e o principal objetivo é  expressado nos seguintes tópicos: i) um contexto documental do campo, no que se refere a aspectos curriculares a respeito do tema pesquisa no curso; ii) os resultados de uma pesquisa a respeito da composição das referências bibliográficas de trabalhos de conclusão de curso (TCCs); A primeira etapa foi realizada através da pesquisa aos documentos curriculares de formação de professores e balizadores do curso especificamente e a segunda etapa foi realizada através da análise dos TCCs defendidos no curso de licenciatura em Educação Física no período de quatro semestres (de 2011/1 a 2012/2). Pudemos constatar através da análise dos documentos curriculares que a pesquisa está prevista na formação dos professores, mas a pequena presença de referências de revistas online nos TCCs parece indicar a subutilização destas ao longo do curso.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; UFSC; professor-pesquisador; documentos curriculares