Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2014.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

A conquista de Arthur Zanetti A conquista de Arthur Zanetti

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1023 kB
Downloads: 1298

SILVEIRA, Juliano; MUNARIM, Iracema; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; FIAMONCINI, Luciana; FAUTH, Fernanda; CAETANO, Angélica; SEÁRA, Éliton Clayton Rufino. A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014.

RESUMO 

O presente estudo trata da cobertura jornalística realizada por três emissoras de TV aberta (Record, Globo e Bandeirantes), nos jogos olímpicos de Londres 2012, sobre o ginasta brasileiro Arthur Zanetti. A investigação propôs uma análise a partir da teoria do enquadramento, sendo que nosso olhar centrou-se em como as emissoras veicularam a vitória do ginasta. Identificamos no material observado uma série de atitudes compensatórias por parte das emissoras, em relação ao atleta, que até sua classificação, não havia sido agendado. O material analisado apontou que a cobertura das emissoras centrou-se na apresentação do atleta, sua identificação com o telespectador e na criação do mesmo como ídolo esportivo.    

PALAVRAS-CHAVE: mídia; jogos olímpicos; enquadramento.

Cultura e tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na Europa Cultura e tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na Europa

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1.08 MB
Downloads: 924

BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz; BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Cultura e tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na europa. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

O brasileiro convive direta ou indiretamente com o futebol no seu dia a dia, ao ponto que este se tornou o esporte hegemonicamente reconhecido no território nacional e internacional como uma manifestação da cultura brasileira. Esta representação faz com que o tema tenha espaço no cotidiano dos noticiários, no discurso e no debate de grande parte da população brasileira, nos meios de comunicação de massa, na academia, na rua e, mais recentemente nas redes sociais. Este último âmbito de é tomado como locus de pesquisa, tendo como sujeitos jovens futebolistas brasileiros que atuam em clubes europeus. Como objetivo, queremos estudar de que formas eles interagem em suas redes sociais e assim mantem vínculos com a cultura e identidade brasileira. Para buscar este objetivo realizaremos uma netnografia nas redes sociais dos sujeitos da pesquisa, conforme sugerido por Robert Kozinets. O processo de análise dos dados se dará através de categorias teóricas (“Cultura”, “Religião”, “Família”, “Linguagem”) com a possibilidade de inclusão de categorias empíricas na descrição e interpretação do campo.

PALAVRAS-CHAVE: Jovens futebolistas; redes sociais; cultura/identidade; netnografia

Formação do professor de Educação Física Formação do professor de Educação Física

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 187.57 kB
Downloads: 932

FIAMONCINI, Luciana. Formação do professor de Educação Física: há espaço para a sensibilidade? In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014.

Resumo

O texto acima nos provoca pensar em nossas mais íntimas sensações, o que vai em nosso âmago, o que nos move, o que nos toca. As experiências pelas quais passamos marcam nosso modo de ser e de se relacionar. A abertura, o trato, o cuidado com a sensibilidade aguça as potencialidades humanas de discernimento e compreensão de nós mesmos, dos outros seres e fenômenos, ou seja, possibilita sentir a complexidade e inteireza da existência e da coexistência. Essa abertura permite perceber, olhar, ouvir o outro com empatia e solicitude. O autor acima quer se referir a esse universo sensível que muitas vezes não encontra a devida importância, pois este universo escapa à objetividade do mundo, escapa ao saber científico formal. É desse modo que aprendemos a agir, de acordo com a razão, confiando no que a ciência comprovou como verdade. Este é nosso referencial, então a ciência tem nos afastado de nosso saber sensível, de nossas experiências vividas, sentidas, percebidas que também devem ser reconhecidas como uma forma de saber (não a única), mas como uma forma também válida de apreensão do real.

O DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA O DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1.07 MB
Downloads: 987

1.      LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. O desafio de pesquisa em educação física e mídia: um projeto para a formação. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Este estudo representa um momento de imersão no ambiente escolar a partir da relação Educação Física e Mídia. Na perspectiva qualitativa e caracterizada como pesquisaformação, desenvolveu-se utilizando para apreensão dos dados o Diário de Campo, Observação Participante e Entrevistas semi-estruturadas com jovens de uma escola pública no interior de Sergipe. O aprendizado e principalmente, a reflexão crítica acerca de um olhar para os produtos da mídia, como também, as possibilidades de produção em mídia, que foram materializadas na criação de um jornal e de vídeos, apontam a formação como desafio necessário para que alunos/professores possam encontrar caminhos para autonomia e o esclarecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia-Educação; Formação; Educação Física.

A Copa no Brasil A Copa no Brasil

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1003.76 kB
Downloads: 1064

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MEZZAROBA, Cristiano; QUARANTA, André Marsiglia; ZOBOLI, Fabio. A Copa no Brasil: uma imersão no âmbito escolar para um debate midiático, crítico e reflexivo! In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014. v. 1. p. 1-16. 

RESUMO 

Este estudo representa a interface Mídia e Educação Física, a partir de um projeto de imersão no ambiente escolar, compreendendo os aspectos de pesquisa e extensão. Realizado em duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe cujo objetivo foi analisar o processo de Mídia-Educação em torno da Copa do Mundo de Futebol. De abordagem qualitativa, caracterizou-se enquanto uma pesquisa-formação em que as faces da mídia (impressa, rádio, televisão, internet), foram fomentadoras da reflexão crítica em torno deste megaevento esportivo a partir de dois eixos norteadores: “Mídia-Educação e Copa do Mundo de Futebol/2014: A escola como protagonista” e “Cinema em Debate: uma possibilidade de intervenção”. O processo de intervenção provocou a reflexão crítica dos alunos para as mensagens da mídia em torno da Copa do Mundo de Futebol, o que foi materializado na construção de um jornal.  

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Copa do Mundo; Mídia