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TELEJORNALISMO E FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES/2012 TELEJORNALISMO E FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES/2012

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LOTTERMAN, Josimar; BIANCHINI, Leandro; FERMINO, Antonio Luis; FURTADO, Heitor Luiz; PIRES, Giovani de Lorenzi. Telejornalismo e futebol nos Jogos Olímpicos de Londres/2012: Alguns Enquadramentos da Televisão aberta brasileira. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Parte de uma pesquisa que analisa os enquadramentos do telejornalismo da TV aberta brasileira por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o presente estudo enfoca a cobertura jornalística da seleção brasileira masculina no torneio olímpico de futebol. Foram acompanhados os telejornais da Record, da Bandeirantes e Nacional (Globo) no período de 26/7 a 11/8/2012. A análise dos frames resultou na identificação de cinco categorias, que demonstram como o telejornalismo foi demarcado por interesses comerciais das emissoras que detinham ou não os direitos de transmissão dos jogos.

PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo, Enquadramento, Jogos Olímpicos, Futebol masculino, Televisão aberta.

Relato de experiência: a inserção curricular das TICs Relato de experiência: a inserção curricular das TICs

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BIANCHI, Paula. Relato de experiência: a inserção curricular das TICs na formação inicial em Ciências da Atividade Física e do Esporte. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO 

O texto relata parte das experiências desenvolvidas durante o estágio de doutorado no exterior na Universidade de Barcelona/Espanha, no qual buscamos nos aproximar de novos referenciais teóricos e metodológicos de pesquisa no âmbito das TICs. Nesse período, a fim de conhecer a realidade da formação em Educação Física quanto a inserção curricular das TICs nos aproximamos do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – Barcelona, buscando identificar manifestações das TICs no currículo no contexto catalão. Observamos que as TICs são referidas nos documentos do curso, dentro da perspectiva disciplinar e enfatizando a abordagem técnica-instrumental.  

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; TICs; Relato de experiência. 

Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR. Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR.

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MESSA, Fábio Carvalho, Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR. Mitologias Midiáticas nas HQ’s de Maurício de Souza. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram-se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.

PALAVRAS-CHAVES: Futebol; História em Quadrinhos; Semiótica; Mito; Metáfora.

O GIGANTE ACORDOU NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES... E A EDUCAÇÃO FÍSICA? O GIGANTE ACORDOU NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES... E A EDUCAÇÃO FÍSICA?

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SANTOS, Silvan Menezes. O Gigante Acordou na Copa das Confederações...e a educação física? Um estudo de recepção com professores em formação inicial. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

No momento esportivo do Brasil, de realização de megaeventos, a preocupação com as implicações deles à cultura esportiva do país tornou-se pauta principal de estudos acadêmicos. Em um estudo observacional-descritivo com inspiração etnográfica, o objetivo foi compreender como professores de Educação Física em formação inicial interagem com o discurso midiático-esportivo no âmbito da convergência digital. O estudo foi desenvolvido com cinco estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação aconteceu em dois cenários que se complementaram: 1) online, no Facebook; 2) offline, com questionários mistos e entrevista coletiva. A interpretação dos dados foi apoiada no método de análise de conteúdo. Duas categorias temáticas foram empregadas na análise empírica dos dados: Megaeventos Esportivos e Manifestações Sociais. Consideramos como reflexões finais a necessidade do acompanhamento da Educação Física, da formação à intervenção, às constantes transformações socioculturais das tecnologias de informação e comunicação através da convergência digital; estar atento a esse processo para fazer aproximações entre as dimensões teóricas e práticas da formação cultural e humana na perspectiva da emancipação e do exercício da cidadania no contexto da cultura esportiva.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Megaeventos Esportivos; Mídia; Convergência Digital.

O DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA O DESAFIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA

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1.      LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. O desafio de pesquisa em educação física e mídia: um projeto para a formação. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Este estudo representa um momento de imersão no ambiente escolar a partir da relação Educação Física e Mídia. Na perspectiva qualitativa e caracterizada como pesquisaformação, desenvolveu-se utilizando para apreensão dos dados o Diário de Campo, Observação Participante e Entrevistas semi-estruturadas com jovens de uma escola pública no interior de Sergipe. O aprendizado e principalmente, a reflexão crítica acerca de um olhar para os produtos da mídia, como também, as possibilidades de produção em mídia, que foram materializadas na criação de um jornal e de vídeos, apontam a formação como desafio necessário para que alunos/professores possam encontrar caminhos para autonomia e o esclarecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia-Educação; Formação; Educação Física.