Detalhes de #Joga pra mim?

PropertyValue
Nome:#Joga pra mim?
Descrição:

LISBÔA, Mariana Mendonça. #Joga pra mim? Publicidade e Infância na Copa do Mundo de Futebol. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014.

RESUMO

O objetivo deste artigo é compreender, de maneira crítica, as relações entre publicidade, esporte e infância. Para tanto, além de buscar articular alguns elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, dialogaremos com a campanha publicitária da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014, composta pelo slogan “#Jogapramim”. Observa-se o “entretenimento publicitário interativo” (COVALESKI, 2010) como uma nova linguagem dos meios de comunicação, que explora o conteúdo esportivo na elaboração de “narrativas transmidiáticas” (JENKINS, 2009). Neste cenário as crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado (direto ou indiretamente) e por contribuir ao apelo emocional. Educação (Física) e comunicação estabelecem, assim, novas e profícuas possibilidades de abordagens, tendo em vista que a (trans)formação esportiva, que se deseja esclarecida e emancipada, necessita considerar a  publicização do esporte e da criança, como perspectiva de uma crítica a cultura, através da mídia-educação.  

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Esporte, Criança.  

Nome do arquivo:2014_15_Joga_pra_mim.pdf
Tamanho: 989.16 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 10/12/2014 17:59
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:736 Acessos
Atualizado em: 10/12/2014 18:01
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: