Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2015.

A cobertura jornalística da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a repercussão na rede social Twitter. A cobertura jornalística da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a repercussão na rede social Twitter.

Date modified: 19/05/2016

PEREIRA, Rogério Santos et al. A cobertura jornalística da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a repercussão na rede social Twitter. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 154-171, set. 2015. ISSN 2175-8042. doi:http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p154.

O presente texto é parte de uma pesquisa coletiva que analisou, de forma comparativa, a cobertura jornalístico-esportiva dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 (JO 2012) entre a Rede Record, detentora brasileira dos direitos de transmissão do evento, e as demais emissoras de TV aberta do país, com o interesse na cerimônia de abertura. Constituíram-se como corpus de análise os conteúdos veiculados, no dia da abertura, nos jornais da Record, da Globo e da Band. A fim de ampliar o conteúdo de comparações, optou-se, ainda, pelo monitoramento de postagens sobre a cerimônia no Twitter. A base teórico-metodológica utilizada foi a Análise de Enquadramento, comum à pesquisa maior. Na discussão, a cerimônia de abertura do megaevento esportivo se apresentou como um produto audiovisual propício ao entrelaçamento de características mercadológicas e interesses midiáticos-esportivos, que se refletiram no posicionamento, na construção do discurso e na veiculação dos conteúdos jornalísticos sobre os JO 2012.

A educação e o destino social em análise A educação e o destino social em análise

Date modified: 19/05/2016

MEZZAROBA, Cristiano; A educação e o destino social em análise. Revista Educação em Questão , v. 51, p. 277-281, 2015.

Desvelar, indagar, refletir − termos sempre comuns às obras de Pierre Bourdieu que, no livro Os herdeiros − os estudantes e a cultura, com autoria compartilhada de Jean-Claude Passeron, publicada originalmente em francês em 1964 e pela primeira vez traduzida para o português em 2014 por Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle, são novamente colocados à prova (empiricamente) em relação àquele que poderia ser eleito como o “objeto” principal da obra acadêmica e intelectual de Bourdieu: a educação escolar em seu caráter de denúncia quanto ao destino dela fazem parte.

A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital

Date modified: 19/05/2016

MIRANDA, Lyana Thédiga; FANTIN, Monica. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.8, n.17, set./dez. 2015.

O texto discute a relação entre crianças e tecnologias móveis na escola com objetivo de analisar as múltiplas linguagens e multissensorialidades envolvidas no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da mídia-educação. No contexto de uma investigação sobre o Projeto Um Computador por Aluno (ProUCA) em uma escola pública, desenvolveu-se uma pesquisa com crianças, de cunho qualitativo com abordagem metodológica participativa e nuances etnográficas. Tendo como pressuposto os contextos de interação entre educação, comunicação e tecnologias móveis, o artigo discute o modelo um-a-um em diálogo com a noção de ecossistema comunicativo e reflete sobre as possibilidades de uso e apropriação da tecnologia a partir de uma experiência didática desenvolvida com crianças na escola. Por fim, destaca-se a necessidade de pensar as mediações educativas contemporâneas na perspectiva das multiliteracies e de novas metodologias de ensino-aprendizagem.

Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA

Date modified: 19/05/2016

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na UNIPAMPA. Movimento,  v. 21, n. 4, out./dez. 2015

O texto é um recorte de uma tese de doutorado que investiga, através de estudos de caso, a inserção curricular das TICs na formação de professores de três universidades recém-criadas na Região Sul do Brasil. Aqui, são descritas e analisadas as experiências mídia-educativas observadas no curso de Educação Física/Unipampa. A análise das propostas relacionadas às TICs foi baseada nas três dimensões da mídia-educação: instrumental, crítica e expressivo-produtiva. A metodologia qualitativa empregada envolveu análise documental, entrevistas e observações diretas para a produção de dados. A pesquisa mostrou um uso limitado das TICs no currículo estudado, com ênfase na abordagem disciplinar.

LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA LINHAS DE FUGA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Adicionado em: 25/06/2015
Date modified: 25/06/2015
Tamanho: 1.51 MB

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. Linhas de fuga da Educação Física, um olhar fragmentado de Os Incompreendidos de François Truffaut. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 53-67, 2014.

O texto trata das possibilidades de uso do cinema/imagens, tendo como principal argumento um fragmento do filme Os Incompreendidos de François Truffaut. Objetiva com isso problematizar as aulas de Educação Física. Por fim, desse procedimento ao campo de atuação escolar são possíveis outros enredamentos na narrativa cotidiana, que institua um contraponto na narrativa fílmica e na possibilidade de outras serem imaginadas nas práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física.