Capítulos de Livros

Acesso aberto aos capítulos de livro publicados em 2016 do LaboMídia.

Escola, docência, formação e mídia-educação(física): reflexões a partir da cultura digital. Escola, docência, formação e mídia-educação(física): reflexões a partir da cultura digital.

Adicionado em: 03/02/2017
Date modified: 03/02/2017

SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani L. Escola, docência, formação e mídia-educação(física): reflexões a partir da cultura digital. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs). O profissional de Educação Física e suas atividades: olhares multidisciplinares. São Paulo: Edições Hipótese, p.91-109, 2016. (ISBN 978-85-907944-7-9)

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem se constituído em um elemento constante que permeia nossas vivências profissionais, sociais, de lazer, enfim nossa vida cotidiana. Elas se fazem presentes funcionando como canais de comunicação com nossos interlocutores por meio de mensagens de texto, voz, imagens, vídeos e também como fontes de acesso a informação, concretizadas nos portais, jornais on line, redes sociais etc16.

Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: práticas reflexivas no contexto da cultura digital Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: práticas reflexivas no contexto da cultura digital

Adicionado em: 13/09/2016
Date modified: 13/09/2016
Tamanho: 3.09 MB

MIRANDA, Lyana Thédiga. Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: práticas reflexivas no contexto da cultura digital. In: CARVALHO, Allyson et al. (orgs.). Diálogo entre educação física e comunicação: compartilhando saberes e práticas. Natal: EDUFRN, 2016

Antes mesmo do apito final do árbitro no jogo que encerrou a Copa do Mundo da FIFA de 2014, a competição – realizada em solo brasileiro – já havia se tornado a “Copa das Copas”. Para além do slogan, ou do marketing governamental, o megaevento esportivo bateu recordes de participação que extrapolou os portões dos novíssimos estádios e as quatro linhas dos modernos campos, e se estabeleceu em um “palco” bem menos limitado: as redes sociais. Entre as mensagens do WhatsApp, os twitees do Twitter, os feeds de notícias no Facebook e as fotos do Instagram, a Copa do Brasil instituiu, de certa maneira, uma nova forma de assistir e estar nos eventos esportivos.

Tecnologias e territorialidades em Educação Física: midiatização na/da escola. Tecnologias e territorialidades em Educação Física: midiatização na/da escola.

Adicionado em: 03/02/2017
Date modified: 03/02/2017

PIRES, Giovani De Lorenzi. Tecnologias e territorialidades em Educação Física: midiatização na/da escola. In: COSTA SILVA, Paula Cristina et al. (organizadores) Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte . Florianópolis: Tribo da Ilha, v.2, p. 25-48. 2016. (ISBN: 978-85-62946-73-8).

Inicialmente, não apenas por protocolo, mas com muita sinceridade, quero registrar aqui meu agradecimento aos colegas do GTT Comunicação e Mídia, pela indicação honrosa para par- ticipar dessa mesa conjunta com o GTT Escola. Representa-los é um compromisso de muita responsabilidade. Da mesma forma, quero cumprimentar e agradecer aos colegas do GTT Escola essa oportunidade de dialogar sobre o que temos pesquisado, pro- posto e realizado a partir do conceito de Mídia-Educação, termo ao nal do qual, pretensiosamente, incluímos um “Física”, para nos ajudar a pensar as relações entre a Educação Física e a mídia numa perspectiva educativa.